publicidade

Truque definitivo para aumentar a memória do celular

Esse macete, além de liberar MUITO ESPAÇO no aparelho, vai salvar seu dia.

Rui Davi - Publicado: 16/08/2016 11:19 | Atualizado: 16/08/2016 11:55
369
Clique no "joinha" para bombar este post!
4
0
0
publicidade

Então você vai instalar um novo aplicativo e vem aquele alerta de que não tem espaço suficiente. Como lidar com tamanha revolta?

Conforme usamos o smartphone, os aplicativos armazenam informações para agilizar certas atividades. Mas o problema é que podem armazenar coisas demais e acabam consumindo toda a memória do aparelho.

escolaandroid, www.escolaandroid.comescolaandroid

O Whatsapp é um dos aplicativos que mais recebem e salvam dados durante o uso, como já explicamos aqui, por isso existem dois “truques” para fazer uma boa limpeza, resultando em muito mais espaço para instalar o que você quiser, além de ter uma significante melhora no desempenho do seu aparelho.

Passo a Passo – ANDROID

  • LIMPEZA SUPERFICIAL: O Primeiro truque limpa apenas o cache (os dados que o sistema salva pra agilizar a navegação) do app, uma limpeza superficial para liberar um pouco mais de espaço.

  • LIMPEZA HARDCORE: Já o segundo macete é para uma limpeza extrema, que apaga todos os arquivos do Whatsapp, inclusive conversas, fotos, vídeos, áudios e o que mais você tiver enviado ou recebido. Mas fique tranquilo(a), os contatos não serão apagados.

Como seu aplicativo vai retornar “ao zero”, como se tivesse sido instalado agora, recomendo realizar esse segundo procedimento apenas em casos de emergência, em que não seja possível instalar nem um app de limpeza, por exemplo.

publicidade

1. LIMPEZA SUPERCIAL

Vá até o menu do Android e clique em “configurar” (ou configuração).

publicidade

Depois clique em “Armazenamento”. Alguns aparelhos podem estar como “Armazenamento e USB”.

Clique no local onde o Whatsapp está instalado, se você não moveu ele para o cartão de memória clique em “Interno”.

Se o teu aparelho não tem essa pasta, pode pular direto para o próximo passo.

Em seguida clique em “Apps” ou “Aplicativos”.

Clique em “Whatsapp” (se quiser limpar de outro aplicativo, escolha-o na lista).

Neste menu existem duas opções: “Limpar dados” e “Limpar cache”.

Você deve clicar em “limpar cache”, já que “limpar dados” irá deixar o app como se tivesse sido instalado agora (quase uma limpeza hardcore).

A opção “limpar cache” não apresenta mudanças significativas e pode ser feito sempre que você precisa liberar um pouco mais de espaço.

Pronto o cache foi liberado e seu celular está com mais espaço disponível.

Repare que o marcador foi de quase 7 MB para 16 KB, o valor mínimo que ele mantém.

Esses mesmo macete pode ser feitos também em outros aplicativos como, por exemplo, o Facebook.

***

2. LIMPEZA HARDOCORE

Abra o menu do Android e clique em “configurar” (ou configuração).

Então clique em “Armazenamento” ou “Armazenamento e USB”.

Em algumas versões, agora você clica em “Interno”. Em outras, já pode pular para o próximo passo.

Agora clique em “outros”, “diversos” ou “vários”.

ATENÇÃO: Nessa parte há uma diferença importante entre a versão 6.0 (Marshmallow) e as versões anteriores do Android.

  • Nas VERSÕES ANTIGAS, o Android “escondia” os arquivos do sistema, mostrando apenas o espaço disponível (já reduzido o tamanho ocupado pelo sistema), o que gerou reclamações por parte de alguns usuários.

  • Na VERSÃO 6.0 foi incluído um explorador de arquivos, onde o usuário pode entrar nas pastas dos apps e deletar arquivos específicos.

Nas VERSÕES ANTIGAS

Após clicar em “diversos”, você vai ver a pasta Whatsapp. Ela que você vai apagar. Somente ela, ok? Para a versão antiga é só isso.

Lembre-se que esse é o modo de limpeza mais agressivo, faça só em caso de extrema necessidade, quando não conseguir instalar mais nada, e não puder apagar outros arquivos e/ou aplicativos.

apagar whatsapp android antigo

Na VERSÃO 6.0

Você receberá um aviso e deve clicar na opção “explorar” para continuar.

Você pode fazer igual na versão antiga, ou seja, apagar tudo.

Para isso, basta clicar e segurar em “Whatsapp” e então clicar no ícone da lixeira para apagar todo o conteúdo salvo, restando apenas os arquivos de instalação do app.

Lembre-se que esse é o modo de limpeza mais agressivo, faça só em caso de extrema necessidade, quando não conseguir instalar mais nada, e não puder apagar outros arquivos e/ou aplicativos.

EXTRA: Opção HARDCORE “light” para Android 6.0

Nessa versão mais recente do Android, a “Marshmallow“, além de apagar tudo, você também pode deletar apenas os arquivos de mídia, poupando as conversas e alguns outros arquivos.

Clique na pasta “Whatsapp” e então irá aparecer a pasta com o nome “Media”, clique e segure nela e depois clique na lixeira.

Você pode ser ainda mais específico e clicar na pasta “Media“, para visualizar pastas separadas para cada conteúdo de mídia, como fotos e vídeos.

Basta escolher a que desejar e excluir.

Depois disso, pode ser que você veja algumas imagens pretas no lugar das imagens do Whatsapp salvas na galeria.

Então, você pode finalizar limpando os dados do aplicativo para zerar algumas configurações, como os links das imagens na galeria e ainda liberar um pouco mais de espaço.

Siga o caminho descrito no primeiro truque: “Menu” > “Configurações” > “Armazenamento” > “Interno” > “Apps” > “Whatsapp” e clique em “Limpar dados”

Depois confirme o aviso clicando em “OK”.

Com essa forma de limpeza extrema, você ainda continuará em todos os grupos a que pertence, porém todas as suas conversas e mídias serão apagadas e você terá que se registrar no “Whats” novamente com seu número de telefone, como se fosse a primeira vez.

***

Como evitar que o Whatsapp consuma tanta memória

Você também pode evitar que seu Whatsapp baixe automaticamente todas as mídias enviadas para você, evitando que seu celular fique lotado, se selecionar apenas o que realmente deseja baixar.

Abra o Whatsapp, clique nos três pontinhos no canto superior direito e clique em “Configurações”.

liberarmemoria_sossolteiros (18)

Então clique em “Uso de dados”.

liberarmemoria_sossolteiros (19)

Depois clique nas três opções de “Download automático” e desmarque todos os tipos de mídia disponíveis.

liberarmemoria_sossolteiros (20)

Feito isso, você precisará clicar nas imagens que forem enviadas à você para poder baixa-las.

***

Passo a Passo – iPhone

Infelizmente o celular da Apple não dispõe de uma ferramenta exclusiva para limpar o cachê dos aplicativos, que é feito automaticamente pelo sistema. Contudo, existem algumas alternativas que também podem liberar espaço.

Uma solução é instalar o app Battery Doctor, ele promete apagar os dados em cache dos aplicativos, entre outros recursos úteis. Segundo o site Canal Tech essa é a melhor opção para limpar o Iphone, veja o tutorial de como usar o aplicativo.

Freewaretube, http://freewaretube.com/battery-doctor-the-best-free-app-to-help-you-prolong-ios-battery-life/Freewaretube

– Acelerar | Memória baixa, realocar | Realocar a memória

Você também pode seguir a dica desse vídeo, postado pelo canal do Youtube IpadDicas, que explica como apagar as conversas do Whatsapp para liberar espaço no armazenamento do iPhone.

Além disso, já publicamos aqui no SOS um tutorial que ensina um truque para “forçar” o sistema a fazer a limpeza automática de cache, e também uma dica que explica como liberar espaço no iCloud.

– E aí, já sentiu seu aparelho mais leve?

Fonte(s): Canaltech, iPadDicas
Imagem de capa: Digiles


Destaques do Alô, Alô? Testando!

369
Clique no "joinha" para bombar este post!
4
0
0
Comunicador baiano que toca guitarra e ainda espera ser um astro do Rock. Enquanto isso, se contenta em escrever. Fã de boas histórias. Faz roteiros, fotografa, edita videos, canta e sapateia.
publicidade

Comente!

publicidade
publicidade
publicidade