publicidade

Se você respira pelo peito, saiba que isso está fazendo mal a tua saúde

Respirar dessa forma pode levar a dores de cabeça, fadiga, ansiedade e ataques de pânico.

Robbie Jacks - Publicado: 04/11/2015 13:08 | Atualizado: 04/11/2015 13:08
306
Clique no "joinha" para bombar este post!
305
0
0
publicidade

Antes de começar a ler, respire fundo. Eu espero.

respira_sososlteros

Se você é como a maioria das pessoas, seus ombros deram uma levantadinha e seu peito estufou. E você não morreu, o que indicaria que está respirando certo, certo? Errado!

De acordo com o site Cracked, esse tipo de respiração mais atrapalha do que ajuda o nosso organismo. O músculo que você deve usar para inspirar e expirar é o diafragma, localizado abaixo dos pulmões e mais perto da sua barriga.

publicidade

diafragma_sossolteiros

wikihow

Quando você respira inflando o peito, metade do seu corpo é privado de oxigênio, pois a maioria dos vasos sanguíneos que carregam o ar estão na parte de baixo dos pulmões.

E como você está desperdiçando a capacidade deles, é preciso muito mais ar para suprir essa carência. Assim, você é obrigado a respirar mais rápido e mais vezes do que a natureza gostaria, informa um artigo publicado no Mail Online.

Respirar pelo peito atrapalha o equilíbrio entre o oxigênio e o dióxido de carbono no sangue, e pode levar a dores de cabeça, fadiga, ansiedade e ataques de pânico, segundo estudo publicado no site do Dr.Robin Beltran, Ph.D. e especialista em Medicina Comportamental e Biofeedback (técnica para tomar conhecimento dos movimentos orgânicos do corpo).

Esse tipo de respiração também pode causar sudorese nas mãos, dificuldade de relaxamento, aumento da sensibilidade à dor e fadiga generalizada, revelam especialistas no artigo publicado pelo site No Panic.

Então, como faz?

Na real, esta é uma área onde os bebês dão um banho na gente. Eles usam a chamada “respiração abdominal”, que fortalece e faz uso completo do diafragma. Por sorte, é possível treinar o corpo para voltarmos à respiração ideal.

Para praticar, infle seu estômago ao inspirar, e tente não mexer o peito. Contraia os músculos abdominais e exale. Isto vai fortalecer seu diafragma e te fazer respirar melhor e com mais qualidade.

respiração_sososlteiros

Um estudo, publicado no The Lancet, feito em pacientes cardíacos, mostrou que esse tipo de respiração melhora a performance em atividades físicas, aumenta o fôlego e também está ligado à diminuição da pressão arterial, como mostra também o artigo publicado no site NBC News. Por isso, os cantores (que não usam playback) se beneficiam com essa técnica.

Que tal tentar usar mais o nosso diafragma e usufruir dos benefícios da respiração correta? Pelo menos assim, podemos riscar mais um item da nossa listinha de “coisas que faço errado”. O próximo passo é riscar “cantadas no chat do face”.

Imagem de capa: healthtap

Fonte: Cracked



Destaques do Alô, Alô? Testando!

306
Clique no "joinha" para bombar este post!
305
0
0
Sarcástica, dramática, intensa, carioca, professora, jornalista, escritora, Mestra em Literatura Norte-Americana. Ainda não descobriu por que estuda tanto. Só sabe que quer viver de palavras. E de atitudes. E de amor, muito amor. :D
publicidade

Tá na rede!

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade