publicidade

Se o teu gato faz isso, é ele quem manda na casa (não você)

Tenha muito cuidado quando andar descalço pela casa!

Mariana Schittini - Publicado: 23/02/2016 15:09 | Atualizado: 23/02/2016 15:09
2.064
Clique no "joinha" para bombar este post!
2064
0
0
publicidade

A maioria dos gatos, principalmente os domésticos, costuma enterrar as fezes por aí, mas se o teu bichano não faz isso, pode ser que ele esteja querendo te dar um recado bem claro: quem manda na casa é ele e não você.

Isso mesmo, não enterrar as fezes pode ser uma forma do gato demarcar o território.

gato_sososteiros

– Eu te aconselho a me aceitar como seu soberano.

publicidade

De acordo a Dra. Katherine Houpt – especialista em comportamento animal da instituição Animal Behavior Consultants of Northern Michigan -, mesmo gatinhos que vivem na mesma casa há muitos anos podem achar que ainda precisam provar que aquele é o território deles por não se sentirem totalmente donos do pedaço.

Não apenas você, mas outros gatinhos que moram no mesmo local também podem parecer uma ameaça ao reinado dos felinos.

“Alguns especialistas chegaram a conclusão de que os gatos dominantes podem não enterrar as fezes porque o cheiro é uma forma de mostrar aos outros gatos que eles estão lá”, explicou a Dra. Houpt ao site americano Vet Street.

25

park72

O veterinário especialista em gatos Gelson Genaro, da USP, endossa a teoria da Dra. Katherine Houpt e acrescenta que é errado pensar que os gatos enterram suas fezes por questão de higiene.

“Isso seria um ponto de vista humano da situação. Supomos que eles façam isso para apagar as pistas de sua presença, para se defender de predadores. Mas também acontece de eles deixarem as fezes expostas – nesse caso, a intenção seria inversa: demarcar seu território”, contou ele ao site Mundo Estranho.

Vale lembrar que patinhas machucadas, caixas de areia inadequadas ou sujas e alguns problemas de saúde que causem dor, também podem desencadear esse tipo de comportamento. Mas essas são apenas hipóteses, já que nem a ciência encontrou uma resposta definitiva sobre o assunto.

O jeito é ficar de olho no bichano, e ter muito cuidado quando andar descalço pela casa!

Fontes:  Vet Street | Mundo Estranho



Destaques do Alô, Alô? Testando!

2.064
Clique no "joinha" para bombar este post!
2064
0
0
Radialista por formação, jornalista por profissão, Mariana Schittini obviamente gosta de se comunicar, dar opiniões e trocar informações.
publicidade

Tá na rede!

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade