publicidade

Não consumir Glúten pode ajudar a desenvolver Diabetes, alertam pesquisadores de Harvard

Estudo acompanhou a alimentação de 200 mil pessoas por 30 anos.

Gabriela Roman - Publicado: 17/03/2017 13:06 | Atualizado: 18/03/2017 08:49
128
Clique no "joinha" para bombar este post!
1
0
0
publicidade

Com a onda das dietas livres de glúten, muitas pessoas têm aderido à moda para ‘secar’ o corpo, mesmo sem ter alergia ao alimento ou qualquer outro tipo de restrição.

Porém, as revistas de dieta não nos contaram que a diminuição do consumo de glúten pode estar relacionada ao desenvolvimento do diabetes tipo 2.

– Glúten. Toneladas de glúten.

“Os participantes que consumiram mais glúten durante o período tinham 13% menos chance de desenvolver diabetes tipo 2”

A descoberta foi comprovada por estudos desenvolvidos por pesquisadores da Universidade de Harvard, liderados por Geng Zong, pesquisador do Departamento de Nutrição da Escola de Saúde Pública da Universidade.

A análise utilizou 3 estudos, que acompanharam o consumo de glúten e a saúde de 200 mil pessoas durante 30 anos (de 1984-1990 e de 2010-2013). Os participantes responderam a questionários de frequência alimentar a cada 2 e 4 anos.

publicidade

Durante todos esses anos, mais de 15 mil casos de diabetes tipo 2 surgiram entre os participantes, o que fez os cientistas associarem o desenvolvimento da doença ao baixo consumo de glúten.

publicidade

A pesquisa mostrou que os participantes que consumiram mais glúten durante o período tinham 13% menos chance de desenvolver diabetes tipo 2 em relação aos que ingeriram a menor quantidade de glúten, até quatro gramas por dia.

Mas, calma…

Ninguém está afirmando que o glúten não é prejudicial ao organismo. É comprovado que a proteína faz mal às pessoas que sofrem de doença celíaca, uma inflamação na mucosa do intestino delgado. A alergia à proteína afeta uma em cada 200 pessoas no mundo todo, informa o site da revista Exame.

O endocrinologista Airton Golbert, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, afirma que não é necessário restringir o consumo de glúten na dieta pois, além da substância não ser prejudicial (para quem não é portador da doença), nos alimentos em que está presente, existem também carboidratos benéficos para o organismo.

Practo, https://www.practo.com/healthfeed/gluten-tag-friend-or-enemy-22977/postPracto

– Livre de glúten

Por que o glúten pode ajudar no desenvolvimento da doença?

Diferentemente do diabetes tipo 1, as pessoas que possuem o tipo 2 produzem insulina. Porém, seus organismos não metabolizam a glicose corretamente. De acordo com o site Minha Vida, podem ter uma resistência aos efeitos da insulina ou não produzir a quantidade suficiente para regular o nível de glicose de maneira adequada.

Neste caso, o açúcar se acumula no sangue porque a quantidade de insulina produzida pelo corpo não é capaz de carregá-lo para dentro das células. Quando não tratada, a doença pode matar. Mas, porque o glúten ajuda no desenvolvimento da diabetes tipo 2?

The Sun, https://www.thesun.co.uk/living/2600478/fitbits-and-smart-watches-could-predict-signs-of-cancer-heart-disease-and-diabetes-before-they-appear/The Sun

Não se sabe por que o glúten está relacionado ao desenvolvimento do diabetes tipo 2, mas a hipótese dos cientistas indica que por conta da ingestão menor da proteína, as pessoas acabam ingerindo menos fibras de cereais, conhecidas por proteger o corpo da doença.

A nutricionista Gisele Paiva, da clínica Drummondermato, afirmou à Veja que o problema não seria tirar o glúten da dieta mas, sim, entender quais alimentos devem ser consumidos após a mudança:

“As pessoas comem mais arroz e seus derivados, como farinha e biscoito de arroz. O arroz é um alimento refinado, e, como todo alimento refinado, aumenta o risco de diabetes.”

Ou seja, com ou sem glúten, o importante é manter uma alimentação saudável e balanceada. Para isso, é sempre importante consultar um nutricionista ou endocrinologista.

Fonte(s): Exame, Abstracts Online, Minha Vida, Veja, Marie Claire, FENACELBRA
Imagem de capa: Hindustan Times


Destaques do Alô, Alô? Testando!

128
Clique no "joinha" para bombar este post!
1
0
0
Roteirista, viajante profissional e amante da internet e das zueiras que vêm com ela.
publicidade

Comente!

publicidade
publicidade
publicidade