publicidade

Novo sistema inteligente acorda motorista dorminhoco

Agora o cinto de segurança evita tragédia antes que ela aconteça.

Anderson Neco - Publicado: 18/09/2014 12:56 | Atualizado: 18/09/2014 13:21
0
Clique no "joinha" para bombar este post!
0
0
0
publicidade

Dirigir é sinônimo de grande responsabilidade. Seja sozinho ou acompanhado, estar atrás do volante requer muita atenção. E naquelas viagens longas de Ano Novo (tá chegando, hein!) quando a galera costuma ficar horas na estrada a caminho do litoral, o perigo é ainda maior. O sono sempre ataca de maneira impiedosa.

sleep-driving-o

Então vamos usar a tecnologia a nosso favor, certo?

O Instituto de Biomecânica de Valência, o IBV, criou o Harken, um cinto de segurança inteligente que acorda o motorista quando ele está prestes a pegar no sono. O vídeo abaixo, em inglês, explica a parada em detalhes. Saca só:

publicidade

publicidade

A tecnologia mede batimentos cardíacos e taxa de respiração. São três sensores: um instalado no banco, outro no cinto e mais um para análise e processamento de sinais e dados. Quando o sistema identifica alterações típicas de uma pessoa com sono, ele emite um sinal para que o motorista encoste.

CintoCinto

– — Um sistema inteligente integrado promete manter o motorista sempre atento

 

De acordo com os responsáveis pelo Harken, sua grande vantagem em relação a outros protótipos similares é por ser extremamente discreto e não interferir na experiência do motorista. O protótipo segue em fase de testes em pistas fechadas e simuladores. Os pesquisadores acreditam que o a comercialização do produto deve começar já em 2015.

Cinto2

Cinto3

Cinto4

Imagens: Harken
Fonte: Science Daily



Destaques do Alô, Alô? Testando!

0
Clique no "joinha" para bombar este post!
0
0
0
Jornalista apaixonado por música, futebol, cerveja e cinema - não necessariamente nessa ordem. Já escreveu sobre cultura, telecomunicações e até gado. Ao longo dos anos, o rapaz - que coleciona frustrações e vinis - só conseguiu ter certeza de uma coisa: "The Godfather" é o filme mais importante de todos os tempos.
publicidade

Comente!

publicidade
publicidade
publicidade