publicidade

Moringa Oleífera: Conheça a ‘superplanta’ que tem tanta proteína quanto a carne

Conhecida por ‘Árvore Milagrosa’, previne o câncer, purifica água e muito mais!

Gabriela Roman - Publicado: 10/04/2017 13:16 | Atualizado: 10/04/2017 13:34
567
Clique no "joinha" para bombar este post!
1
0
0
publicidade

Cada vez mais buscamos alternativas alimentares na natureza e tentamos nos distanciar dos alimentos industrializados, pouco nutritivos.

O superalimento da vez é a moringa oleífera, uma planta de origem asiática que oferece 35% de proteína (quase o mesmo que a carne), ajuda na prevenção e no tratamento de doenças como o câncer, purifica a água, ajuda a emagrecer e tem muitos outros benefícios de deixar nosso queixo caído.

Moringa Oleífera

De acordo com a revista Época, existem 14 espécies de moringas e a oleífera é uma das duas mais populares. Nativa do Himalaia, a planta medicinal é reconhecida pela medicina ayurvédica há quatro mil anos.

Seu poder é tamanho que em outros países é conhecida como “árvore milagrosa”

publicidade
Dicas de Saúde, http://www.saudedica.com.br/os-27-beneficios-da-moringa-para-saude/Dicas de Saúde

– Muda da moringa oleífera

Benefícios

Segundo a publicação, o superalimento tem 4 vezes mais cálcio que o leite, 4 vezes mais vitamina A do que a cenoura, 3 vezes mais potássio do que a banana e 7 vezes mais vitamina C do que a laranja.

publicidade

Fazendo umas continhas, 180g de folha de moringa tem aproximadamente a mesma quantidade de proteínas que 100g de carne vermelha. Além disso, a planta oferece vitamina B, E, betacaroteno, cromo, cobre, fósforo, magnésio, manganês, selênio, zinco e tem mais ferro que o espinafre.

O superalimento provou também inibir a ação de radicais livres, o que ajuda a prevenir o câncer. De acordo com o G1, a descoberta foi feita por um grupo de pesquisadores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em Pato Branco, liderado pela doutora em ciências Tatiane Oldoni, que se atentou para a poderosa atividade antioxidante das folhas da planta.

Época, http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/viajologia/noticia/2015/06/moringa-arvore-magica-que-pode-acabar-com-fome-no-mundo.htmlÉpoca

– Árvore da moringa

Tratamentos

De acordo com o site Dicas de Saúde, o tratamento com extrato da raiz da moringa pode inibir o desenvolvimento de edemas, por suas propriedades anti-inflamatórias. A planta exerce também efeitos antidiabéticos no tratamento do Diabetes Mellitus, reduzindo a glicose no sangue bem como o açúcar e proteínas na urina dos pacientes.

A moringa oleífera é ainda benéfica para a pele, fígado, estômago e também pode ser utilizada no tratamento para redução de peso, pois facilita a reeducação alimentar.

Como utilizar a moringa

As sementes da planta são utilizadas para extrair um óleo parecido com o azeite de oliva. As sementes verdes podem ser cozidas e servidas como uma salada. Suas vagens podem ser cozidas e tanto as folhas quanto o talo são utilizados para fazer farinha.

Projeto Moringa, http://projetomoringa.blogspot.com.br/p/blog-page.htmlProjeto Moringa

– Farinha de moringa

Segundo o site Granja Paraíso as flores são utilizadas, na Indonésia e no Timor Leste, para fazer um prato chamado makansufa, onde são fritas em óleo de coco e comidas com arroz ou milhos. As folhas e flores são consumidas também em vitaminas, sucos e chás medicinais.

A moringa é ainda um poderoso purificador de água. No vídeo abaixo, publicado pelo canal do Youtube Granja Ecologica Integral El Eden, podemos ver a técnica que, segundo o site Sempre Sustentável, já é usada no nordeste brasileiro.

As sementes da moringa são capazes de purificar uma jarra de água aparentemente suja de forma quase mágica. Confira.

Onde encontrar

Segundo matéria do G1, a planta é cultivada no Vale do Itajaí, no Sítio Flora Bioativas, em Santa Catarina. Mas as sementes podem ser encontradas na internet e plantadas em qualquer lugar. Dois meses após plantá-las, a moringa já dá folhas.

Mercado Livre, http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-692321581-1-kilo-de-semente-de-moringa-oleifera-frete-gratis-_JMMercado Livre

– Semente da moringa oleífera

Na internet, é possível encontrar as sementes e mudas da moringa oleífera para comprar. O site especializado Moringa + Vida oferece diversos produtos da moringa como óleo puro, farinha, chá e até sabonete!

Nem tudo são flores

Segundo o site Sempre Sustentável, as folhas da moringa não são recomendadas para quem tem problemas na tireóide ou qualquer outro mal causado pela ingestão de iodo. Se este é o seu caso, é importante consultar um médico antes de fazer uso da planta.

Fonte(s): G1, Sempre Sustentável, Graja Paraíso, Moringa + Vida, Dicas de Saúde, Época, Youtube - Granja Ecologia Integral el Eden
Imagem de capa: Nutreduca


Destaques do Alô, Alô? Testando!

567
Clique no "joinha" para bombar este post!
1
0
0
Roteirista, viajante profissional e amante da internet e das zueiras que vêm com ela.
publicidade

Comente!

publicidade
publicidade
publicidade