publicidade

Mito derrubado: Não é recomendável lavar o arroz branco, afirma especialista

E pior, junto com a água também vão embora nutrientes essenciais, como proteína e vitaminas.

Raphael Domingos - Publicado: 03/02/2016 15:29 | Atualizado: 23/12/2016 22:54
3.699
Clique no "joinha" para bombar este post!
1
0
0
publicidade

Então você vai preparar sua comidinha do dia e se depara com uma cruel e profunda dúvida: Lavo ou não lavo o arroz?

É verdade que muitos de nós aprendemos com nossas mães a lavar os grãos de arroz antes do seu preparo, alegando que esse procedimento era necessário para remover as impurezas do alimento. E como tradição, acabamos adotando o ritual – até agora.

mamae_sososlteiros
– Mãezinha, eu não quero desapontá-la.

Segundo um artigo publicado pelo engenheiro químico, pesquisador e assessor técnico do Instituto Riograndense do Arroz, Gilberto Wageck Amato, diretamente contatado pela equipe do SOS – não é recomendável lavar o arroz branco, pois ele perde nutrientes e oferecerá uma refeição defasada, podendo comprometer nossa saúde.

publicidade

Tendo como base informações divulgadas em uma aula da UNESP,  montamos esta tabelinha para você, perceba que ao lavar o alimento, junto com a água também vão embora proteínas, potássio, vitaminas B1, B2 e B3.

publicidade

lavar_arroz_sossolteiros_tabela

snaidero

O arroz parboilizado, eu lavo?

Gilberto afirmou que no processo de paraboilização, a concentração de minerais tende a aumentar, segundo uma análise sobre a concentração de minerais dos grãos de arroz. Assim, o arroz parboilizado é o mais indicado para incrementar refeições escassas de minerais.

Então, tende-se a acreditar que esse tipo de grão também perde nutrientes em sua lavagem, mas como a quantidade de minerais presentes neste grão é superior ao arroz branco polido, sua perda é relativamente menor.

Estudos biológicos ainda precisam ser realizados para efetivar a comprovação dessa hipótese.

Beleza, mas e o arroz integral?

De acordo com um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sobre vários tipos de arroz – incluindo o arroz integral – e divulgado na Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), não é necessário realizar lavagam do arroz “como uma obrigatoriedade”.

Pois, assim como Amato, os pesquisadores da UFSC chegaram no mesmo resultado, concluindo que o alimento sofre perdas notáveis de nutrientes por meio da água descartada. E ainda indicam adquirir grãos que possuam a frase “não é preciso lavar” em sua embalagem.

Obs: Este estudo também afirma que o arroz integral é o mais rico em relação à perspectiva nutricional, ou seja, não é balela.

arrozsaco_sososlteiros

paodeacucar

Vamos usar o nosso bom senso na hora da compra e inspecionar a embalagem para certificar que ela não fora violada, o que pode oferecer risco de contaminação aos grãos – feito essa checagem, o resto é sucesso.

Fonte: All Nutri Alimentos | Unesp

Imagem de capa: dietaeboasaude



Destaques do Alô, Alô? Testando!

3.699
Clique no "joinha" para bombar este post!
1
0
0
Acredita que o processo de autoconhecimento é o melhor trampolim para encontrar propósito de vida, o que gera significado para toda uma existência, incluindo o aperfeiçoamento de performance profissional. Também crê no poder do colaborativismo e no sistema de conhecimento compartilhado.
publicidade

Comente!

publicidade
publicidade
publicidade