publicidade

Jovens brasileiros ensinam como refrescar a sua casa reciclando o lixo

Quando o que ia para o lixo consegue diminuir 8ºC da sua casa.

Caroline Simoes - Publicado: 19/01/2017 15:27 | Atualizado: 19/01/2017 15:27
209
Clique no "joinha" para bombar este post!
206
0
0
publicidade

Se você não tem piscina, nem ar condicionado e seu ventiladorzinho velho não mais dando conta do recado, ainda existe uma alternativa para dar uma refrescada na sua casinha.

Dois jovens brasileiros conseguiram diminuir as temperatura de suas casas em até 8°C, sabe como? Usando caixas de leite!

Segundo o site The Greenest Post, além das embalagens funcionarem como isolantes térmicos, elas economizam energia, já que produtos elétricos que seriam utilizados para fugir do calor são menos usados.

A casa mais fresquinha do Ceará

Os gêmeos Diego e Gabriellen de Vasconcelos, alunos do Instituto Federal do Ceará (IFCE), pensaram em ao invés das embalagens Tetra Pak irem para o lixo, colocá-las sob as telhas, entre os caibros e as ripas e, assim, tornar toda estrutura superior da casa em um tipo de manta isolante.

publicidade
Hypeness, http://www.hypeness.com.br/2016/11/jovens-brasileiros-usam-caixas-de-leite-para-reduzir-temperatura-das-casas/Hypeness

“Essas caixas possuem seis camadas (duas de alumínio, duas de plástico e duas de papel). (…) Com isso, ela tem a propriedade de refletir os raios solares e, consequentemente, diminuir a temperatura do local”, explica Diego em entrevista ao portal Tribuna do Ceará.

E essa diminuição de temperatura citada pelo estudante é considerável. De acordo com uma pesquisa realizada por estudantes do Instituto de Biologia da Unicamp em 2013, o uso dessas embalagens pode diminuir a temperatura de locais fechados em até 8ºC.

Reciclagem coletiva

Para o site Hypeness, Gabriellen explicou que a ideia surgiu depois que viu a mãe, professora de química, fazendo uso desse produto.

“Ela foi preparar uma aula para utilizar esses materiais para fazer telhas. Percebi, então, que aquilo dava para fazer um projeto e enviar às feiras de ciências da região. Já tinha visto algumas pesquisas sobre o assunto, e resolvi testar”

Hypeness, http://www.hypeness.com.br/2016/11/jovens-brasileiros-usam-caixas-de-leite-para-reduzir-temperatura-das-casas/Hypeness

– Diego e Gabriellen de Vasconcelos

Segundo o professor orientador Antônio Sabino, a população da região não possui uma renda muito alta, então, qualquer forma de resfriar a casa gastando pouco, seria bem-vinda. Foi aí que os moradores do Aracati abraçaram a ideia arrecadando os materiais necessários para a realização do projeto.

Mesmo com a ajuda da comunidade e com os resultados animadores, a ideia ainda não foi aplicada nas casas da região. Em entrevista, Gabriellen falou que a falta de incentivo é um dos maiores desafios.

“Não possuímos uma bolsa de estudos ou algo que pudéssemos nos dedicar inteiramente ao projeto. Caso tivéssemos, poderíamos amplificar ainda mais essa iniciativa e torná-la mais eficaz e acessível”, declarou.

Pois é, já dizia o ditado: “Não aguenta o calor, bebe leite”.

Fonte(s): The Greenest Post, Hypeness, Tribuna do Ceará


Destaques do Alô, Alô? Testando!

209
Clique no "joinha" para bombar este post!
206
0
0
Aspirante a Jornalista ligeiramente distraída. Raramente lembra do que estava fazendo mesmo com seus 20 e poucos anos. Sempre procura o lado bom das coisas, adora miojo cru e o resto ela esqueceu.
publicidade

Tá na rede!

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade