publicidade
Essa foi quente!

“Baleia Azul”: Jogo macabro está fazendo jovens cometerem suicídio

São 50 dias de pressão psicológica, automutilação e, por fim, a morte.

Gabriela Roman - Publicado: 12/04/2017 15:11 | Atualizado: 13/04/2017 15:29
469
Clique no "joinha" para bombar este post!
1
0
0
publicidade

O sucesso de 13 Reasons Why, série original da Netflix, trouxe à tona a discussão sobre o suicídio entre jovens. Um assunto muito delicado, mas extremamente necessário.

Enquanto isso, na contramão, outra “moda” também está conquistando a atenção das pessoas. “Blue Whale” (ou “baleia azul“, em português) é um jogo no qual só é campeão aquele que tem “coragem” de cometer suicídio.

O destaque se deu após a morte de duas jovens russas que caíram de um telhado, isso após terem publicado a palavra “fim” e uma imagem de uma baleia azul em suas rede sociais.

Sick Chirpse, http://www.sickchirpse.com/teenagers-suicide-blue-whaleSick Chirpse

– A palavra “fim” no perfil das jovens.

Blue Whale dura 50 dias. O participante deve cumprir desafios diários propostos em grupos fechados da internet, principalmente na Rússia.

publicidade

Nos últimos 20 dias, o participante precisa assistir vídeos e ouvir músicas determinadas pelos “curadores” e, além de conversar com outros jogadores, deve cometer automutilação.

publicidade
The Sun, https://www.thesun.co.uk/tech/3003805/blue-whale-suicide-game-online-russia-victims/The Sun

– Mutilação na forma da baleia azul.

Cada desafio é enviado diretamente para o participante, que é constantemente monitorado e ameaçado, criando assim uma pressão psicológica que dificulta o abandono da dinâmica.

Há quem diga que Baleia Azul remete a cor do corpo da pessoa quando ela está morta, mas não houve confirmação. Apesar de encontrarem alguns suspeitos, até o momento, nenhum responsável pelo jogo foi indiciado.

Se você tiver qualquer pensamento suicida ou algum amigo já tenha tocado no assunto, peça ajuda. Converse com uma pessoa de confiança ou ligue para o 141 (Centro de Valorização da Vida).

Rferl, http://www.rferl.org/a/russia-teen-suicide-blue-whale-internet-social-media-game/28322884.htmlRferl

– Dinâmica com as hashtags usadas no jogo, com destaque para a baleia azul.

ATUALIZANDO (13/04/2017)

Segundo o Estadão, o sombrio jogo poderia ter surgido como um boato interpretado de forma errada, sobre uma notícia antiga. A informação apareceu pela primeira vez no periódico russo Novaya Gazeta, mas, segundo o jornal brasileiro, baseado em suposições.

Nenhum caso chegou, de fato, a ser ligado ao jogo. A equipe da Radio Free Europe fez o teste e se passou por um adolescente querendo jogar. Falaram com curadores do jogo e “fizeram” a primeira tarefa mandando uma foto alterada digitalmente. Apesar de o curador ter dito que não era possível desistir do jogo e que iriam atrás da “baleia” se ela tentasse parar, desapareceu logo após a primeira tarefa.

Ainda que seja apenas um boato, existe o risco de isso acontecer de verdade. Existem grupos fechados no Facebook sobre o jogo, inclusive, em português (sim, no Brasil!). Por isso reiteramos, caso tenha qualquer pensamento suicida, peça ajuda para uma pessoa de confiança ou ligue para o 141 (Centro de Valorização da Vida).

Fonte(s): Nerd Pai, BBC, Radio Free Europe
Imagem de capa: National Geographic


Destaques do Alô, Alô? Testando!

469
Clique no "joinha" para bombar este post!
1
0
0
Roteirista, viajante profissional e amante da internet e das zueiras que vêm com ela.
publicidade

Comente!

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade