publicidade

Jogar “Mario Kart” te transforma em um motorista melhor, revela estudo

E mais, jogos de tiro podem ajudar a prever acidentes na estrada.

Rui Davi - Publicado: 16/01/2017 14:50 | Atualizado: 16/01/2017 14:51
1.775
Clique no "joinha" para bombar este post!
1
0
0
publicidade

Após várias horas jogando Mario Kart você realmente se acha um piloto digno de enfrentar qualquer perigo na estrada, não é?

Pois acredite, uma pesquisa revelou que isso pode não ser tão absurdo quanto parece.

Um estudo, publicado no Psychological Science, revelou que jogos de ação podem melhorar consideravelmente as habilidades motoras visuais, consideradas essenciais para a condução de veículos.

De acordo com os especialistas envolvidos na pesquisa científica, a coordenação entre as entradas visuais e a resposta muscular, ou seja, ver a casca de banana na pista e conseguir apertar o botão a tempo de fazer com que o Mario desvie o carrinho, é chamada de controle “Visomotor” e está associada à diversas tarefas diárias, inclusive dirigir.

publicidade

Aprendendo a dirigir na tela

O estudo realizado pela Universidade New York Shanghai reuniu 80 alunos e professores da Universidade de Hong Kong em diversas experiências envolvendo diferentes jogos de vídeo game.

publicidade

Os experimentos separaram os jogos pelo tipo. Os games de ação, como “Mario Kart” ou “Unreal Tournament“, levaram o jogador a responder a estímulos visuais. Já os sem ação, como “The Sims 2” ou “Roller Coaster Tycoon“, conduziram o usuário a dirigir as ações.

Um dos experimentos convidou pessoas sem habilidade com vídeo games para jogar Mario Kart ou um jogo de tiro em primeira pessoa. Foi verificado que as habilidades de controle visomotor dos participantes melhorou significativamente depois de 10 sessões de uma hora.

Já os que jogaram vídeo games sem ação não apresentaram nenhuma melhora, mesmo depois de participarem pelo mesmo tempo.

Os pesquisadores consideraram então que jogos de ação realmente podem ensinar e aprimorar as habilidades de controle visomotor ao longo do tempo.

“Jogar um vídeo game de ação por apenas 5 horas melhora a precisão e a amplitude da resposta do controle visomotor”, revela o estudo.

Reddit, https://www.reddit.com/r/photoshopbattles/comments/58bpcq/psbattle_woman_playing_mario_kart/Reddit

Quem já era bom ficou melhor

Outra parte da pesquisa mostrou que os experientes, aqueles que jogam games de ação por pelo menos cinco horas por semana, se saíram melhor em testes de simulação de direção. Diferente de quem brincava pouco ou nunca tinha jogado esses tipos de games.

O estudo mostrou que mesmo aqueles que já são motoristas experientes podem se beneficiar dessa ajuda virtual, já que apenas 14 dos 80 participantes tinham carteira de motorista e isso não teve efeito sobre o resultado.

Stock-clip, https://stock-clip.com/video-footage/handheld+video+gameStock-clip

Um treinamento divertido

Para os pesquisadores, esses resultados mostram que jogos de ação podem ser uma fácil, eficiente e acessível ferramenta de treinamento para que as pessoas se tornem motoristas melhores.

“Nós constatamos que a melhora observada nos participantes que tinham carteiras de motorista foi semelhante daqueles que não possuíam a licença.”, disse Dr. Li Li, principal autor do estudo, para o site The Huffington Post.

Os jogos do tipo “FPS” (games de tiro em primeira pessoa) são capazes de ajudar motoristas experientes a se tornarem mais defensivos. Segundo o estudo, isso acontece porque eles “exigem que os jogadores façam previsões constantes sobre onde e quando as balas provavelmente irão acertar“, o que auxilia a prever acidentes na estrada.

Mas jogos de tiro não estimulará a violência dos motoristas?

Para Dr. Li Li, não precisa haver preocupação a respeito da violência dos jogos. Para ele, “não há nenhuma pesquisa com evidências sólidas que apoiem a alegação de que (jogos de tiro em primeira pessoa) levam à violência na vida real”.

O argumento do pesquisador foi baseado em um artigo, publicado na Scientific American, que concluiu não existir uma relação causal entre games violentos e a persistência de atos violentos.

Então já sabe, para se tornar um motorista melhor e mais prudente, passe mais horas em frente ao vídeo game. Só não vale sair por aí depois jogando cascas de banana nos outros carros, né?



Destaques do Alô, Alô? Testando!

1.775
Clique no "joinha" para bombar este post!
1
0
0
Comunicador baiano que toca guitarra e ainda espera ser um astro do Rock. Enquanto isso, se contenta em escrever. Fã de boas histórias. Faz roteiros, fotografa, edita videos, canta e sapateia.
publicidade

Comente!

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade