publicidade
Essa foi quente!

Cuidado! O “Quiz dos Signos” pode ser mais um golpe para coletar informações pessoais

Saiba como evitar o golpe e como desinstalar apps perigosos.

Gabi Torrezani - Publicado: 12/04/2017 11:54 | Atualizado: 12/04/2017 12:12
678
Clique no "joinha" para bombar este post!
675
0
0
publicidade

Mal podemos ver um joguinho ou teste no Face que já corremos fazer também, né? Mas já parou para pensar sobre a origem e autoria do quiz que bomba por aí? Acredite, existe muita coisa além das respostas divertidas.

E pior, muitas vezes esses apps de teste plagiam e usam material de terceiros de maneira indevida. Foi o que aconteceu com o teste “Qual é a Personalidade do Seu Signo” do aplicativo BigTestes.Club, que viralizou no Facebook na última segunda-feira (10/04).

A ilustradora brasileira Nath Araújo denunciou ontem (11/04), em sua fanpage do Facebook, que o aplicativo está usando sua série de ilustrações “Zodíaco de Nanaths” sem autorização. A artista conta ainda que tentou entrar em contato com o BigTestes.Club, mas não teve sucesso.

Facebook - Nath Araújo Art, https://www.facebook.com/natharaujoart/photos/pb.194819510713110.-2207520000.1492000978./621063884755335/?type=3&theaterFacebook - Nath Araújo Art

– Imagem publicada pela artista Nath Araújo em seu Facebook, denunciando o plágio.

O golpe invisível

E não ache que apenas os artistas devem ficar “ligeiros” com isso. Nós também estamos caindo em um belo golpe!

publicidade

Nath Araújo alertou que justamente esse aplicativo de testes é uma armadilha para coletar dados pessoais a partir das informações do perfil (como nome, idade, localização, amigos e endereço de e-mail) para que as empresas os utilizem como bem entenderem.

publicidade

Ao aceitar que os apps conectem-se ao teu perfil, muitos deles passam a ter permissão para instalar outros aplicativos e alterar a configuração do sistema operacional do dispositivo móvel.

Para evitar que as informações sejam usadas – e por consequência, tua privacidade seja invadida – fuja da conexão com jogos e aplicativos desse tipo aos perfis das redes sociais. É importante também ler o contrato de termo de uso antes de clicar em “aceito” e de tempos em tempos desinstalar aplicativos estranhos do seu Facebook.

Como desinstalar aplicativos no Facebook

Vá em configurações > aplicativos > remover os que não reconhece ou confia.

Reprodução - Facebook, https://www.facebook.com/Reprodução - Facebook

Fonte(s): Facebook - Nath Araújo Art, UOL
Imagem de capa: Facebook - Nath Araújo Art


Destaques do Alô, Alô? Testando!

678
Clique no "joinha" para bombar este post!
675
0
0
Escorpianíssima, alok dos signos, está constantemente apaixonada. Estudou cinema mas é a internet que lhe seduz. O seu maior vício é viajar e o grande sonho é gabaritar o mapa-mundi! Também escreve para o site Estrangeira .
publicidade

Tá na rede!

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade