publicidade

Guia completo dos Primeiros Passos para quem Adotou um Animal

Escolheu? Adotou ou comprou seu companheiro de 4 patas, mas e agora, o que fazer? Para Cães e Gatos.

Heloisa Menezes - Publicado: 04/11/2013 11:18 | Atualizado: 04/11/2013 14:36
1.170
Clique no "joinha" para bombar este post!
1166
0
0
publicidade

Já escolheu seu fiel companheiro? Então se liga nas dicas!

Os Primeiros Dias

tumblr_m3q7ivoSiB1qe4ylso1_500

Solteiros “pais” de primeira viagem, prestem atenção pra não ficarem tão perdidos com os bichinhos. Depois que sua bolinha de pelos estiver na sua casa, vai precisar, antes de tudo, de muito amor e paciência. Os primeiros dias são aqueles momentos de adaptação de ambas as partes. Então observe bem ele, quais serão suas reações. Deixe-o a vontade para descobrir o novo lar, mas sempre cuidando para que o mini animal não se machuque. O ideal é que adote no fim de semana, quando vai ter alguns dias de atenção exclusiva para ele.

 

publicidade

Necessidades Básicas

Fg3hr167cqc

publicidade

(centrodeadestramentodecaes)

Nos primeiros dias, ou semanas, existe aquela dificuldade em fazer as necessidades em locais adequados.

    • Precisa, como disse antes, de muita paciência, até determinar o lugar certo.
    • Não os deixem de maneira alguma fazer fora de casa, pois eles só poderão sair para rua depois de todas as vacinas.
    • Para os cachorrinhos, o ideal é limitar o local de acesso, seja com uma grade, ou um ambiente só deles, como um quarto, evitando que ele faça as necessidades pela casa toda.
    • Para ensinar a fazer suas necessidades em um determinado local, basta forrar todo o espaço com jornais. Aos poucos você retira 1 folha por dia, até o momento em que o bichinho faça apenas em 1 ou 2 folhas, em um local isolado, isso acontece rapidamente.
    • Caso não tenha como limitar o filhote, basta colocar jornal em dois locais diferentes, toda vez que fazer alguma besteirinha, leve-o até lá.
    • Sempre que o jornal estiver sujo, substitua por um limpo. O ideal é que deixe pelo menos uma folha com xixi (já seco) em baixo das novas, para ele reconhecer o local.
    • Nessa primeira fase de vida do animal, evite ao máximo broncas severas quando ele fizer em local inadequado, ele pode associar fazer necessidades com proibição, podendo ficar com medo que você veja, e aí ele faz debaixo do seu sofá, cama… por isso, muita paciência.
    • Para os gatinhos é tudo mais simples, eles aprendem de cara fazer suas necessidades na caixinha de areia.

 

Alimentação Básica
shutterstock_125415020

(agendapet)

Uma alimentação de boa qualidade para nossos bebezinhos de quatro patas é fundamental, pois a saúde começa com a qualidade do que eles comem, portanto não economizem na ração.

      • Aposte nas Super Premium ou Premium, para animalzinho ficar forte, saudável e até resistentes a doencinhas.
      • Para filhotes, ração de filhotes até completarem 1 ano e 6 meses, dai você pode mudar para ração de Adulto.
      • Quantas vezes por dia dar alimentação para seu cachorrinho/gatinho por dia? A melhor coisa nessa primeira fase da vida é dividir como nós humanos, 3 vezes por dia, de manhã, tarde e noite.
      • Coloque apenas a quantidade que o animal precisa comer, tem a indicação na embalagem, ou consulte o veterinário, de maneira alguma lote o potinho deles.
      • Petiscos, pode dar?! Não indicaria para filhotes, pois eles são menos resistentes que adultos, a necessidade de se alimentar de ração é mais importante. Mas sim, pode, não vai matar seu animalzinho. Existem petiscos especiais para cães e gatos, fácil de encontrar em pet shop, but.. mais uma vez, não deve exagerar no petisco, pois ele não substitui a ração.
      • Pode dar legumes e frutas também, mas cuidado!! O ideal é que consulte o veterinário, afinal, é um filhotinho, muito mais delicado que um cachorro maior. (+ dicas sobre isso aqui)

 

Vermifugação

Muito importante!!! Façam a vermifugação mensal até eles completarem 6 meses de idade, depois uma dose a cada 4 meses. Os filhotes também devem ser vermifugados aos 30, 45 e 60 dias de vida.

 

Vacinação

      • Dê preferência para as vacinas importadas
      • Cães e gatos só estarão totalmente protegido quando tomarem a ultima vacina.
      • Todas as vacinas são importantes para seu novo amigo, pois as doenças citadas abaixo são muito prejudiciais, podendo chegar a óbito.

Protocolo de Vacinação do Totó

06-de-olho-na-coleira-07-brinquedos-dos-animais-e-08-vacina-em-dia-5

(turismo.culturamix)

      • A primeira vacina será feita quando o filhote tiver com 45 dias, porque a mamãe fornece a imunidade através do leite (colostro), por isso que é importante as primeiras mamadas.
      • A 1ª dose da vacina múltipla (v8/v10), deve ser tomada aos 45 dias de vida. Vacina múltipla é uma vacina que previne o seu cãozinho ter: Cinomose, Parvovirose, Leptospirose, Coronavírus, Parainfluenza e Adenovírus Tipo 2. Doenças muitíssimo importantes e perigosas para seu cãozinho. A 2ª dose deverá ser dada no intervalo de 21 dias da 1ª, a 3ª com intervalo de 21 dias da 2ª. Também é importante fazer o reforço com a 4ª dose.
      • Vacinação contra raiva, é uma  das mais importantes, no protocolo inicial do baby apenas uma dose, depois faça reforço vacinal anualmente. É feito junto com a última dose da múltipla.
      • Vacinação contra tosse dos canis, o que seria isso? É uma vacina que contra Bordetella bronchiseptica, difícil nome né? (risos) É uma doença que faz com que seu cãozinho fique com uma tosse seca, a vacina previne isso. Deve tomar junto com a 4ª dose  da múltipla.
      • Vacinação de Giardia é recomendada, junto com o protocolo inicial, depois tomar junto com a 2ª e 3ª dose da múltipla.
      • IMPORTANTE: LEVAR SEU BICHINHO PARA TOMAR ESSAS VACINAS ANUALMENTE !!!

Protocolo de vacinação do Bichano

vacina-gato

(patakipatakola)

      • A 1ª dose da vacina múltipla (v3 / v4/V5), deve ser tomada aos 45 ou 60 dias de vida. Essa múltipla de gatos é contra: Panleucopenia, Rinotraqueite, Calicerovirus, Clamidiose e Leucemia felina. A 2ª dose deverá ser dada no intervalo de 21 dias da 1ª. E a 3ª com intervalo de vinte um dias da 2ª.
      • Vacinação contra raiva, uma aplicação apenas, junto com a última (3ª  dose) da múltipla.
      • Já dito, IMPORTANTE: TOMAR ESSAS VACINAS ANUALMENTE!!!!

 

Pulga e Carrapato

pulgas

(labellealana)

Como combate-los?? Existem produtos que podem ser usados em filhotes a base de Fipronil e (S)-Metopreno, uma medicação que mata pulgas e carrapatos do seu animalzinho. Indico o Frontline. Aplicar essa medicação se acaso aparecer esses bichinhos desagradáveis, pois eles podem transmitir doenças!

 

Comportamento

Se tiver outros cães ou gatos, certifique que estejam todos com as vacinas em dia, sem pulgas, carrapatos, por motivos óbvios. Para melhorar o convívio dos novos animais com os antigos, mantenha-os juntos sob supervisão, separar não é um bom negócio, quanto mais acostumado o novo animal ficar com outros animais (seres humanos inclusos), melhor. Tanto gatos, quanto cachorros.

 

Agora que você já sabe tudo, pode amar, abraçar, apertar, até que fique em pedacinhos!!! Não… pera, nem tanto.

felicia

Aproveite bastante sua nova companhia e dê muito amor ao bichinho, sem exageros tá certo? Lembrando que todos os tópicos dessa coluna servem para manter o dono alerta, antes de sair medicando, consulte o veterinário, sempre.

 



Destaques do Alô, Alô? Testando!

1.170
Clique no "joinha" para bombar este post!
1166
0
0
Caipira e aventureira de São José do Rio Preto-SP, formada em veterinária, especialista em cirurgia e anestesia, amante não só de animais mas também em entender e interpretar o seus comportamentos e hábitos. Amante de um bom bar no fim de semana, como toda caipira de qualidade. Aqui tem como missão melhorar o convívio dos solteiros com seus "pets".
publicidade

Tá na rede!

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade