publicidade

Falando a verdade: Airfryer vale a pena?

A fritadeira sem óleo tem benefícios reais? E qual a melhor para comprar?

Bia Lancha - Publicado: 29/07/2015 13:24 | Atualizado: 29/07/2015 13:37
17.444
Clique no "joinha" para bombar este post!
0
0
0
publicidade

E mais uma vez: Não é feitiçaria, é tecnologia!

Mas a proposta parece bem mágica: fritar sem usar óleo. Uma fritadeira elétrica que você regula a temperatura, o tempo e a comida sai frita. Essa tal Airfryer funciona mesmo?

airfryer_sososlteiros

 Amazon

publicidade

Nós testamos e descobrimos que, sim, funciona. E muito bem!

publicidade

O chef de cozinha Maurício Rodrigues, autor de diversos livros e criador do blog Fritadeira sem Óleo, nos cedeu uma deliciosa entrevista, contando os poderes quase mágicos desse aparelho.

Segundo o chef, não são somente coisas fritas podem ser feitas na máquina: “tudo que é frito, assado ou gratinado pode ser feito na airfryer, desde carnes, massas, bolos, tortas, sobremesas… Com criatividade na cozinha podemos fazer de um tudo”.

Ou seja, de ovo frito a fondue, a Airfryer pode ser uma ótima opção, principalmente para quem morre de medo de fritar coisas.

Se liga nos benefícios

Além dos que foram citados acima, é uma opção muito saudável. “Sem dúvida o maior benefício dela é a redução drástica do consumo de gorduras e óleos”, explica Maurício.

“Outro benefício é a praticidade e rapidez com que preparamos os alimentos. É um eletro que faz o trabalho de vários outros e uma parte do nosso, otimizando o tempo e ainda nos ajudando na parte da saúde na cozinha.”

Ponto pra gente que mora sozinho e sabe que aquela preguicinha na hora de cozinhar é normal. Sem contar que além do preparo, teriamos que limpar toda a sujeira, típica de frituras.

Outra coisa bacana que o chef destaca é que o aparelho não faz diferença na conta de luz. “Há modelos que consomem pouca energia e não chegam a aumentar o consumo mensal da casa. E se levarmos em conta que os preparos são rápidos, a economia de óleo, de gás e de tempo ainda saímos no lucro, economizamos.” disse.

Como funciona?

Mas se não vai óleo, como frita? Bom, a Airfryer tem uma cestinha, onde você deve colocar os alimentos. Embaixo da cestinha, há um espaço livre, para que o ar quente gerado pelo equipamento seja “soprado” pela hélice em alta velocidade, fritando assim o alimento.

airfryer1_sossolteiros

Qual comprar?

Muitas marcas hoje têm uma Airfryer no catálogo e fica difícil escolher. No blog do Maurício, ele fez um comparativo das marcas mais comuns.

Mas como dica geral, é aquela de sempre: comprar de marcas desconhecidas nem sempre é uma boa ideia. Pesquisar opiniões de quem já comprou antes garantirá que você não caia em roubadas. Os preços variam de R$250 a R$1000. Mas acalme-se, é um investimento que vale a pena.

Outra informação importante: antes de comprar, veja se não está levando gato por lebre. Fornos alogênicos e grills podem ser semelhantes, mas apresentam resultados bem diferentes.

 

– Aliás, bem que podiam enviar uma dessas aqui pra redação, né? Tá difícil limpar a gordura nos teclados por conta de frango à passarinho alheio.

 



Destaques do Alô, Alô? Testando!

17.444
Clique no "joinha" para bombar este post!
0
0
0
Jornalista, nerd, chocólatra, mãe de uma gata banguela e gamer viciadíssima. Se é pra falar sobre coisas engraçadas, teorias absurdas ou nerdices, tamo junto!
publicidade

Comente!

publicidade
publicidade
publicidade