publicidade

Estudo revela a maneira mais efetiva de dizer “Não”

Tudo uma questão de decisão.

Rui Davi - Publicado: 13/02/2017 12:17 | Atualizado: 13/02/2017 12:18
58
Clique no "joinha" para bombar este post!
1
0
0
publicidade

Você pode até gostar de agradar a si mesmo e aos outros, mas muitas vezes dizer “sim” para tudo pode te transformar em um escravo do acaso e da vontade alheia.

Depois de certo tempo, por mais que você tente fazer uma negativa, ela parece não ter mais credibilidade e quando você menos esperar, estará falando um redondo “sim”, mesmo negando tudinho por dentro.

– Sim!!

Porém, cientistas conseguiram descobrir o jeitinho exato de falar aquele “não” e mudar não só a sua postura, mas a forma como as pessoas em sua volta encararão essa negativa. Duvida?

Escolhendo as palavras certas

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Oxford e publicado no Journal of Consumer Researchrevelou que a forma de dizer “não” tem total efeito em como a pessoa aceitará essa negativa.

publicidade

Segundo a pesquisa, dizer “Eu não faço isso” tornou os participantes mais capacitados em cumprir a meta, do que dizer “Eu não posso fazer isso“.

publicidade

Na pesquisa, os participantes foram separados em dois grupos que teriam que fazer 10 dias de exercício. Os que diziam “Eu não posso pular meu treino“, fizeram apenas 1 dia dos 10 que deveriam se exercitar. Já os que falavam a si mesmos “Eu não pulo o meu treino“,  fizeram 8 dos 10 dias de exercício.

O mesmo pode ocorrer em situações diárias, como quando, por exemplo, eles desejavam comer um sanduíche que não era saudável. “Eu não como porcarias” foi muito mais eficaz do que “eu não posso comer porcarias“.

– Não

Sem margem para negociações

Segundo o estudo, o motivo para o “Eu não faço” ser mais forte do que o “Eu não posso”, é que o segundo dá a sensação de que em outras circunstâncias você poderia dizer sim para aquilo. Isso gera margem para uma possível negociação e quebra da resolução.

Já com o “Eu não” não existe debate, essa postura mostra que você está realmente decidido e não está aberto a mudar de ideia.

Academic Integrity, http://academicintegrity.ucsd.edu/take-action/prevent-cheating/students/say-no.htmlAcademic Integrity

Batendo o pé

Segundo os pesquisadores, usar apenas a palavra “não” funciona como uma auto-afirmação da sua força de vontade e controle pessoal, aumentando o sentimento de “sou capaz” e influenciando o comportamento na prática.

“Eu não posso”, por outro lado, sugere que sua decisão depende de fatores externos. Agora você já sabe: não é não.

Fonte(s): Science of Us, Mental Floss


Destaques do Alô, Alô? Testando!

58
Clique no "joinha" para bombar este post!
1
0
0
Comunicador baiano que toca guitarra e ainda espera ser um astro do Rock. Enquanto isso, se contenta em escrever. Fã de boas histórias. Faz roteiros, fotografa, edita videos, canta e sapateia.
publicidade

Comente!

publicidade
publicidade
publicidade