publicidade

Estudo comprova: teu cachorro ignora quem não gosta de você

Segundo estudo, até comida ele nega se for entregue ‘pelas inimigas’.

Tati Santana - Publicado: 30/03/2017 15:04 | Atualizado: 30/03/2017 15:04
1.961
Clique no "joinha" para bombar este post!
1
0
0
publicidade

Tem coisa pior do que assistir teu melhor amigo estreitando laços com aquela pessoa que você não vai muito com a cara?

Para quem tem como best friend um cachorrinho, essa situação nunca vai acontecer pois foi comprovado que os peludos ignoram as inimigas. Pelos menos é o que dizem cientistas japoneses.

Os envolvidos na pesquisa chegaram a essa conclusão após os cães que foram submetidos ao estudo, realizado pela Universidade de Kyoto e publicado no site Science Direct, recusarem alimentos entregues por pessoas que haviam demonstrado desprezo ou maldade em relação aos seus tutores.

De acordo com o estudo, o experimento demonstrou a capacidade de cooperação social dos cachorros, assim como alto nível de fidelidade aos donos.

publicidade

Caixinha da amizade

Liderados por Kazuo Fujita, professor de cognição comparativa na Universidade de Kyoto, os pesquisadores realizaram testes com 54 cães divididos em grupos, onde assistiram a uma encenação de seus tutores em tentativas de abrir uma caixa.

publicidade

Em cada grupo, os tutores estavam acompanhados por duas pessoas desconhecidas pelos cães. No primeiro grupo, o tutor buscou ajuda de uma dessas pessoas para abrir a tal caixa e ela se recusou a ajudar.

Já no segundo grupo, o tutor pediu e recebeu ajuda de uma delas. Em ambos grupos, uma das pessoas que presenciou a tentativa do tutor ficou neutra, sem dar ou negar auxílio.

Mexeu com você, mexeu comigo!

Após essa etapa, as duas pessoas desconhecidas que acompanharam os tutores na primeira parte do teste ofereceram alimentos aos cães. E o resultado?

Cães que viram seus donos serem rejeitados foram mais propensos a escolher o alimento dado pelo observador neutro, ignorando a pessoa (e a comidinha) que recusou ajuda ao seu tutor.

Já os cães que viram seus mestres receberem ajuda não demonstraram preferência no momento de aceitar o lanche oferecido pelos desconhecidos.

Visual Hunt, https://visualhunt.com/Visual Hunt

Fidelidade e amor

Para o site Daily Mail, Fujita falou que os resultados revelaram o que todo mundo que divide a vida com um cãozinho já sabia; os dogs são realmente o máximo.

“Descobrimos pela primeira vez que os cães fazem avaliações sociais e emocionais das pessoas, independentemente do seu interesse direto”.

No site Donna, a veterinária Renata Saccaro também explica a fidelidade dos cachorros:

“Para os cães, o proprietário é um ser superior, a quem devem obedecer e ser fiéis. O simples fato de pertencerem a alguém já é o suficiente para eles demonstrarem gratidão”.

Não restam dúvidas de que os cachorros são leais e perceptivos quando se trata do bem-estar dos seus donos.

Fonte(s): Daily Mail Online, Donna, ScienceDirect
Imagem de capa: Shopaholic


Destaques do Alô, Alô? Testando!

1.961
Clique no "joinha" para bombar este post!
1
0
0
Baiana com muito dendê, estudou Marketing e Cinema, mas seu maior crush é escrever. Adora noites de lua cheia, papo esotérico e o jeitinho "rock'n roll meio nonsense" de levar a vida.
publicidade

Comente!

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade