publicidade

Especialistas revelam que cães gostam de ouvir rock e reggae

Criamos uma playlist com 50 canções especialmente para eles.

Caroline Simoes - Publicado: 02/02/2017 11:30 | Atualizado: 02/02/2017 16:42
1.127
Clique no "joinha" para bombar este post!
1120
0
0
publicidade

Ouvir uma música, seja pra acalmar ou dar aquele gás, é sempre uma ótima pedida. E sabe quem aprecia um sonzinho também? O seu cachorro.

Mas calma lá, não adianta colocar funk ou aquele sertanejo sofrência pra tocar. Segundo a ciência, o dog tem preferências: ele curte mesmo rock leve e reggae, acredita?

Entendendo tudo

O seu cachorro entende tudo o que você fala e sabe diferenciar tons de voz. Ou seja, ele sabe quando você está feliz, triste ou bravo.

O Departamento de Etologia, da Universidade Eötvös Loránd em Budapeste, constatou, por meio de ressonância magnética funcional, que o lado esquerdo do cérebro dos cães entende o que falamos e o lado direto percebe a entonação.

publicidade

Em entrevista ao NPR One, o neurocientista Dr. Attila Andics explicou que o cérebros dos cachorros “acendia” no monitor quando ouviam elogios falados de maneira carinhosa, mas nada ocorria quando ouviam palavras aleatórias faladas na mesma entonação.

Gosto refinado para músicas

Após repararem que o barulho dos latidos dos cães em um canil os deixavam muito estressados, em 2015 a Scottish SPCA, uma sociedade escocesa para a prevenção da crueldade aos animais, promoveu um estudo em que utilizavam música clássica para acalmar os cachorros.

As músicas clássicas foram tocadas em um dos canis e foi notado que os níveis de estresse, a frequência cardíaca e o comportamento agressivo e agitado dos cães diminuíram significativamente.

Gilly Mendes Ferreira, gerente de educação e pesquisador da Scottish SPCA, explicou em entrevista à BBC News que os cães passavam menos tempo em pé e latindo quando a música estava sendo tocada, porém depois que a música acabava os cães voltavam com os antigos hábitos.

Giphy, http://giphy.com/gifs/dogs-oewr5qXiye6fm
Giphy

Seu cãozinho não curte seus pagodes

A própria Scottish SPCA queria explorar mais o gosto musical dos cachorros. Por isso se uniu à Universidade de Glasgow, e juntas publicaram recentemente um estudo afirmando que na verdade os cachorros gostam mesmo é de soft rock (rock mais calminho) e reggae.

Os pesquisadores colocaram alguns estilos de músicas para cães em um dos centros da Scottish SPCA e avaliaram mudanças fisiológicas e comportamentais.

Os cães ouviram cinco gêneros diferentes: soft rock, Motown, pop, reggae e música clássica.

Giphy, http://giphy.com/gifs/american-idiot-wwJEveWnPOaHK
Giphy

A preferência dos cãezinhos

O professor de fisiologia envolvido nos estudos, Neil Evans, reparou que a frequência cardíaca dos cães e os níveis de estresse diminuíam mais significativamente quando eram tocadas as músicas dos gêneros soft rock e reggae.

“Em geral, a resposta para diferentes gêneros foi misturada, evidenciando a possibilidade de que, como os humanos, nossos amigos caninos tenham suas próprias preferências musicais”. – Falou em entrevista à BBC News.

De acordo com a reportagem do The Telegraph, músicas de artistas como Bob Marley, Elton JohnJon Bon Jovi podem ser uma boa pedida para acalmar seus cãezinhos.

Youtube - Daniela Andrade, https://www.youtube.com/watch?time_continue=36&v=_iAaEH_dR_YYoutube - Daniela Andrade

E quanto aos gatos?

Com os gatos a coisa é diferente, pois de acordo com um estudo publicado no Applied Animal Behaviour Science Journal, os felinos não gostam das músicas que o seres humanos ouvem.

Então já sabe: se você tem um bichano, use fones. Afinal, eles é que mandam na casa, né?

Playlist do Dog

Sabendo de tudo isso, criamos uma playlist especial lá no Spotify com 50 canções que o seu melhor amigo peludinho vai amar.

Aperte o play, aumente o som e se joguem!

Fonte(s): BBC News, NPR One, Science, BBC, The Telegraph, Estadão


Destaques do Alô, Alô? Testando!

1.127
Clique no "joinha" para bombar este post!
1120
0
0
Aspirante a Jornalista ligeiramente distraída. Raramente lembra do que estava fazendo mesmo com seus 20 e poucos anos. Sempre procura o lado bom das coisas, adora miojo cru e o resto ela esqueceu.
publicidade

Tá na rede!

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade