publicidade

Enxergar o que tem escondido nesse borrão é um sinal de evolução

Suas inimigas que se cuidem!

Rui Davi - Publicado: 12/01/2017 15:00 | Atualizado: 12/01/2017 15:15
134
Clique no "joinha" para bombar este post!
1
0
0
publicidade

Nem todo mundo consegue perceber o perigo quando ele está por perto. Por isso, vamos fazer um teste.

O que você enxerga nessa imagem abaixo:

Antes de saber a resposta, olhe mais atentamente.

publicidade

O significado

De acordo com um estudo realizado na Universidade de Nagoya, no Japão, os seres humanos e outros primatas conseguem detectar cobras camufladas mais facilmente do que gatos, pássaros ou peixes, por exemplo.

publicidade

Sim, na imagem acima o animal escondido é uma cobra.

O estudo valida a chamada “Teoria da Detecção da serpente”, que propõe a hipótese de que, como as serpentes se camuflam para se esconder e surpreender as presas, elas agiram de forma a pressionar o sistema visual dos primatas na evolução. Assim, a visão desses animais foi favorecida para detectar mais facilmente esse tipo de predador em condições difíceis.

Para realizar a pesquisa, os cientistas exibiram para humanos e para outros animais uma série de imagens borradas com a técnica “Random Image Structure Evolution” (interpolação de ruído aleatório). Essas imagens foram usadas pois são consideradas equivalentes às condições de camuflagem usadas pelas cobras.

– Sequência de imagens usadas no estudo

Nos testes, os humanos conseguiram detectar as serpentes a partir da imagem número 7 com 80% de precisão, enquanto os outros animais não conseguiram identificar mesmo após a nitidez melhorar, como a partir da imagem 9.

Em outros testes com macacos, eles também conseguiram detectar as cobras nas imagens mais rápido do que os outros animais.

Graças à evolução, nós não seremos tão facilmente surpreendidos por picadas de cobras, pelos menos não das que rastejam.

Fonte(s): Exame


Destaques do Alô, Alô? Testando!

134
Clique no "joinha" para bombar este post!
1
0
0
Comunicador baiano que toca guitarra e ainda espera ser um astro do Rock. Enquanto isso, se contenta em escrever. Fã de boas histórias. Faz roteiros, fotografa, edita videos, canta e sapateia.
publicidade

Comente!

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade