publicidade

CUIDADO: Um famoso substituto do açúcar pode ser fatal para cachorros (veja a lista de alimentos)

A substância presente em vários produtos, mesmo em pouca quantidade, é muito perigosa.

Lucas Vinicius - Publicado: 07/06/2016 12:21 | Atualizado: 07/06/2016 12:22
110
Clique no "joinha" para bombar este post!
1
0
0
publicidade

Se você é parceiro de algum animalzinho, certamente já ficou com vontade de dar sua comida para ele, afinal, ninguém resiste a aqueles olhinhos pidões.

Mas você deve saber que diversos alimentos fazem mal a saúde dos bichinhos, e agora você vai aprender que deve ter ainda mais cuidado com um substituto do açúcar, que está em diversas produtos.

Anote aí o nome: XILITIOL, um adoçante natural encontrado em chocolates diet e gomas de mascar, por exemplo. Veja a lista completa abaixo.

publicidade

De acordo com a gestora de qualidade da marca de produtos para petsMagnus, Valéria Salustiano, o elemento não é nocivo para os seres humanos, porém, é extremamente tóxico para cachorros. O problema é que quando ingerido, o pâncreas do animal estimula ligeiramente a liberação de insulina, e isso causa hipoglicemia.

publicidade

É claro, isso depende de quanto o animal ingeriu e do seu tamanho (três chicletes podem ser suficientes para matar animais de médio porte), nesses casos a hipoglicemia pode ocorrer entre 10 e 60 minutos. Os cachorros podem sofrer danos permanentes, e, infelizmente, até morrer, segundo a especialista.

Um dos problemas é que diversas empresas começaram a utilizar o adoçante para diversos produtos, já que ele adoça e contém um terço das calorias utilizados em alimentos com açúcar.

Una vita a 6 zampe, http://www.unavita6zampe.it/ricetta-per-cani/ricetta-cucciolo/Una vita a 6 zampe

A Food and Drug Administration (reguladora de alimentos e drogas) dos Estados Unidos, publicou um comunicado alertando sobre casos de cães ingerindo xilitol. Mas tem uma boa notícia, eles também informam que a toxicidade do adoçante não foi documentada nos gatinhos.

Alimentos que podem conter o xilitol, segundo a especialista:

  • Pastas de dente

  • Enxaguantes bucais

  • Xaropes adoçados para tosse

  • Vitaminas mastigáveis

  • Gomas de mascar e balas

  • Chocolates dietéticos

  • Suplementos

  • Alimentos dietéticos em geral

Sempre que seu parceirinho ingerir acidentalmente algum dos produtos acima, confira que tipo de adoçante é usado na fórmula, e já sabe, se for xilitol, leve-o para o veterinário imediatamente.

E claro, para evitar que casos desse tipo ocorram, guarde-os longe dos animais.



Destaques do Alô, Alô? Testando!

110
Clique no "joinha" para bombar este post!
1
0
0
Escriba digital, amante da sétima arte, ex-jogador compulsivo e meigo
publicidade

Comente!

publicidade
publicidade
publicidade