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Banho quente e caminhar 30 minutos queimam a mesma quantidade de calorias, diz estudo

Além de reduzir risco de diabetes, AVC e ataque cardíaco.

Gabriela Roman - Publicado: 11/04/2017 12:16 | Atualizado: 11/04/2017 12:30
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Para quem está tentando perder peso mas não consegue se imaginar suando a camisa em cima de uma esteira, essa notícia pode trazer muita alegria.

Pesquisadores da Universidade de Loughborough, no Reino Unido, descobriram que um simples banho quente pode queimar muitas calorias.

O estudo, publicado no site científico Taylor & Francis Online, focou no efeito que um banho quente de banheira tem, através do aquecimento passivo do corpo humano, no controle do nível do açúcar no sangue. Essa taxa glicêmica é importante para medir o metabolismo e calorias gastas.

Banho quente vs. Pedaladas

Ao todo, 14 homens sem problemas de saúde prévios e não-fumantes foram as cobaias. Eles foram testados de duas maneiras: na primeira, ficaram com o corpo imerso em uma banheira com água a 40°C durante uma hora. Na segunda, pedalaram pelo mesmo período de tempo.

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A ideia das atividades era aumentar a temperatura corporal em 1°C. Foram medidas as calorias queimadas durante cada teste e também a taxa glicêmica durante 24 horas após cada sessão.

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Apesar de pedalar ter queimado mais calorias do que ficar imerso na banheira relaxando, os resultados foram surpreendentes.

Peloponnese Events, https://peloponnese.events/en/event/trigos-podilatada/2016-10-08/Peloponnese Events

Segundo o estudo, uma hora de relaxamento queimou o mesmo número de calorias do que meia hora de caminhada, cerca de 140. A resposta da taxa glicêmica foi similar em ambas as atividades, mas o pico de açúcar no sangue após comer foi 10% mais baixo nos participantes que ficaram na banheira.

É claro que você não deve tomar uma chuveirada de 60 minutos, pelo amor da Natureza. Banhos de banheira (com até 180 litros) podem gastar menos água que o chuveiro ligado por 15 minutos.

Não é só emagrecimento, não!

Além disso, os cientistas chegaram à conclusão de que se realizado repetidamente, o aquecimento passivo do corpo pode ajudar a reduzir inflamação crônica que geralmente acompanha doenças a longo prazo, como o diabetes tipo 2.

Em 2015, pesquisadores finlandeses publicaram um estudo indicando que fazer sauna frequentemente pode reduzir, em homens, o risco de ter um ataque cardíaco ou AVC. Já em 2016, a Universidade do Oregon publicou uma pesquisa afirmando que banhos quentes de banheira podem diminuir a pressão do sangue.

Heart, http://www.heart.co.uk/style/how-to-relax-beat-stress-medidation-mindfulness/Heart

Vale lembrar que os testes foram realizados apenas com 14 homens, então pode haver variação para o corpo feminino e sua resposta ao aquecimento passivo.

Fonte(s): Travel + Leisure, The Conversation, Ehow
Imagem de capa: Everyday Diabetes


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Roteirista, viajante profissional e amante da internet e das zueiras que vêm com ela.
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