publicidade

Afinal, pode fazer atividade física depois de beber no “Happy Hour”?

O que especialistas e estudos dizem sobre o tema.

Gabi Torrezani - Publicado: 10/04/2017 16:03 | Atualizado: 10/04/2017 16:16
11
Clique no "joinha" para bombar este post!
1
0
0
publicidade

Você acaba seu trabalho, está pronto para ir na academia mas um colega te chama para aquele Happy Hour esperto. Você aceita, afinal ninguém é de ferro, né?

Mas e se a confraternização acabar cedo, ir ou não para a academia? Será que é uma boa ideia treinar depois de ingerir álcool?

– Não posso apenas ficar sem fazer nada?

Um estudo feito pela Australian Catholic Univeristy, liderado por John Hawley, concluiu que pessoas que consumiram bebidas alcóolicas depois de malhar, em comparação com outras que não consumiram, tiveram menor índice de síntese das proteínas (responsáveis pelo aumento e recuperação muscular).

Segundo John, “os resultados são os mesmos para ingestão de álcool antes do exercício físico“.

publicidade

Outro estudo, publicado na revista Sports Medicine e liderado por Matthew J. Barnes, concluiu que o álcool pode diminuir a capacidade de metabolização da glicose pelos músculos. Isso tem impacto direto na performance de exercícios que pedem resistência muscular.

publicidade

Além de todos os problemas fisiológicos, quando você está levemente alcoolizado a intensidade e qualidade dos treinos diminui, já que há uma piora na coordenação motora e na performance atlética são efeitos colaterais da ingestão alcóolica, revela o estudo.

Prairie Chat, https://prairiechat.com/tag/ronovan-writes-haiku-challenge/Prairie Chat

Motivação vs. Álcool

Pense também na questão da motivação. Se às vezes já é difícil ter força de vontade para completar o treino da melhor maneira sóbrio, imagine alcoolizado. Um estudo da England’s Edge Hill University comprovou que basta inspirar vapor de álcool para que a motivação de fazer exercícios físicos diminua.

Por outro lado…

Todos esses estudos podem ser muito irritantes para pessoas que gostam de beber e de fazer exercícios regularmente. Pesquisadores da University of Houston descobriram através desta pesquisa, que boa parte das pessoas que curtem beber álcool também gostam de fazer exercícios físicos.

Segundo o diretor da pesquisa, J. Leigh Leasure, “tanto o álcool quanto os exercícios liberam no cérebro químicos que causam a sensação de bem-estar”. 

Flipboard, https://flipboard.com/@anjwiley/running-changes-everything-on9ivgm3yFlipboard

A quantidade que decide

John Hawley afirma que dependendo do teu peso, altura e tolerância ao álcool, tomar um ou dois drinks não causará (tanto) impacto na recuperação muscular.

Seus estudos estão baseados na ingestão de altas doses alcóolicas e revelam que a relação entre álcool e síntese das proteínas é diretamente proporcional – ou seja, beber pouco causará menos efeito na malhação do que beber muito.

Segundo os pesquisadores, beber menos de 5 gramas de bebida alcóolica por quilo do teu peso corporal (algo como 2 drinks para uma pessoa adulta), não causará muito impacto nos exercícios físicos.

FunnyStack, http://funnystack.com/2014/06/04/my-workout-routine-consist-of-sweating/FunnyStack

– “Minha rotina de treinos consiste em suar o álcool para eu poder beber de novo.”

Tudo isso indica que, muito provavelmente, você não terá um rendimento incrível se treinar depois de beber bebidas alcoólicas. Ao mesmo tempo, não significa que não possa ir para a academia se tomar só um ou dois copinhos.

O termômetro deve ser a sua sobriedade. Se já bebeu o suficiente para ficar “alegre”, é melhor evitar a malhação, garante o especialista.

Fonte(s): Time
Imagem de capa: Prairie Chat


Destaques do Alô, Alô? Testando!

11
Clique no "joinha" para bombar este post!
1
0
0
Escorpianíssima, alok dos signos, está constantemente apaixonada. Estudou cinema mas é a internet que lhe seduz. O seu maior vício é viajar e o grande sonho é gabaritar o mapa-mundi! Também escreve para o site Estrangeira .
publicidade

Comente!

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade