publicidade

8 Motivos para produzir Arte agora (mesmo que fique horrível)

Segundo a ciência, a boa zoeira criativa estimula o cérebro e trás bem-estar.

Felipe Gatto - Publicado: 05/09/2016 11:44 | Atualizado: 05/09/2016 11:45
38
Clique no "joinha" para bombar este post!
1
0
0
publicidade

Você já fez ioga, meditação, terapia e até uns remedinhos já engoliu só pra se ver livre do estresse e dos problemas do dia-a-dia que insistem em levar sua vida para um caminho que é só chateação.

Mas saiba que a solução pra tudo isso pode estar na arte. Segundo o site Bustle, se conseguirmos nos expressar de alguma maneira, seja na decoração do nosso quarto, em quadros, poemas ou artesanato, nossa rotina pode ser bem mais gostosa.

Veja alguns motivos para você começar a fazer arte (mesmo que não tenha habilidades) agora mesmo.

***

1. Propriedades terapêuticas

Segundo uma um estudo publicada pelo site da Sociedade Australiana de Psicologia, a arte pode funcionar como uma poderosa terapia, capaz de fazer com que os seus praticantes se soltem e coloquem para fora sentimentos nocivos como raiva, tristeza ou angústia.

publicidade

Dar asas para a sua imaginação e criatividade, segundo o estudo, faz com que você se sinta livre, leve e bem mais dono do seu próprio nariz.

publicidade

 

2. Espanta a depressão

Desde pequenos, a maioria de nós está sempre preocupado com o que os outros vão pensar da gente. Essa cobrança e falta de liberdade, segundo a publicação, podem gerar depressão.

Mas, calma! Conforme uma reportagem da revista Donna, o artesanato, por exemplo, pode ser um antídoto poderoso contra o baixo-astral.

Mesmo que não surjam obras dignas de uma exposição em Paris, ainda segundo a publicação, a prática é uma ótima maneira de ensinar você a ser mais você, sem buscar a perfeição ou a aprovação de quem quer que seja.

 

3. Auxilia na resolução dos problemas

De acordo com um estudo publicado no Stanford Journal of Neuroscience, a parte do nosso cérebro que controla a criatividade é a mesma que cuida da reflexão sobre os aspectos negativos da vida da gente.

O bacana nesse processo é que, segundo o estudo, quanto mais você deixar livre o seu pensamento e colocar para fora os sentimentos, mais poderá encontrar uma solução para seus dilemas.

 

4. Aumenta a autoestima

Ao se dedicar a alguma atividade como escrever, pintar ou bordar, além de você melhorar a sua autoestima, ainda pode despertar novas sensações e emoções. Fora isso, de acordo com uma matéria que saiu no site “Minha Vida”, as artes ajudam os tímidos a se soltarem e aos inseguros confiarem mais neles mesmos.

 

5. Vira presentes originais

Colocar a mão na massa e criar, além de ter inúmeros benefícios já citados aqui, pode te fazer economizar uma grana. Já pensou que legal presentear alguém com algo que você mesmo produziu?

Fora não perder tempo perambulando no shopping atrás de algo que consiga comprar, você ainda dará algo original e elaborado especialmente para a pessoa que gosta.

 

6. Faz sorrir

Se lembra quando você brincava de massinhas, se sujava com tinta e se jogava nas artes sem se preocupar com nada mais? Então, fazer isso hoje te faz voltar até essa época onde costumava ser mais autêntico e bem menos irritadiço.

Fora isso, conforme matéria da revista Mais Saúde, se aventurar em algo do tipo faz você sorrir, aflora a tua sensibilidade e auxilia a lidar melhor com os problemas cotidianos.

– Arte moderna

 

7. Deixa um legado

Se arriscar em algum movimento artístico também pode ser útil como uma forma de documentar a sua vida, ou parte dela. Criar algo seu é uma forma de deixar um legado para alguém ou uma chance de reviver algum momento da sua vida lá na frente.

 

8. Chance de meditar

Se você é daqueles que morre de vontade de meditar, mas não tem saco (ou tempo) para parar e se preocupar com a sua respiração, a arte dá um empurrãozinho nessa prática.

Um bom exemplo disso são os livros de colorir para adultos, uma verdadeira febre que tomou conta do mundo nos últimos tempos. De acordo com a revista Época, pegar um lápis e dar cor para um desenho faz com que a galera relaxe, além de espantar o baixo-astral.

Fonte(s): Bustle, APS, Donna, Stanford Journal, Minha Vida, Mais Saúde, Época


Destaques do Alô, Alô? Testando!

38
Clique no "joinha" para bombar este post!
1
0
0
Jornalista apaixonado por viajar e se aventurar por aí. Pensar na vida, defender o amor e falar sobre artes também é comigo mesmo.
publicidade

Comente!

publicidade
publicidade
publicidade