publicidade

24 Curiosidades que você PRECISA saber sobre a Cerveja

Vai mudar seu conceito sobre a bebida, e ainda impressionar os amigos na mesa de bar.

Lucas De Vivo - Publicado: 02/09/2015 13:32 | Atualizado: 02/09/2015 13:51
1.592
Clique no "joinha" para bombar este post!
0
0
0
publicidade

1. “A cerveja é a prova de que Deus nos ama” – Benjamin Franklin

aleluia_sososlteiros

É isso mesmo, nós vamos falar sobre ela: o líquido dos deuses, a bebida que nunca pode faltar, a amiga de todas as sextas feiras… A cerveja!

Se liga a seguir na lista cheia de curiosidades incríveis sobre a cerveja, para debater na mesa de bar, divulgada pela rede colaborativa 9gag.

***

2. Finalmente, o melhor aluno da sala!

Imagine estudar cerveja! A zitologia nada mais é do que o estudo puro e aplicado da bebida e da arte de fazê-la, incluindo até mesmo o papel de cada ingrediente no processo. Uma perfeita adição para qualquer grade curricular.

publicidade

estudar_cerveja_sossolteiros

publicidade

– Estude para prova, e beba cerveja

Keepcalm-o-matic

3. Receita da avó, da avó, da avó, da avó, dá avó da minha vó

As receitas mais antigas descobertas são para a produção de cerveja. Elas foram escritas em tábuas de pedra há mais de 5.000 anos em forma de música.

cerveja_receita_sossolteiros

Examiner

4. Vamos falar de coisa boa, Cátia?

O anúncio mais antigo de uma cerveja em uma tábua de argila data de 4.000 a.c! Ele mostra uma mulher com seios avantajados segurando duas canecas cheias junto com a descrição “Beba Cerveja Ebla – a cerveja com o coração de um leão!” (qualquer semelhança com a atualidade é mera coincidência).

propaganda_cerveja_sossolteiros

Youtube

5. Deixa as mina

Amigo, se você acha que a cerveja na geladeira é toda sua, fique sabendo que todos os primeiros cervejeiros, sem exceção, eram mulheres! Então, se formos levar em conta o histórico, aquelas latas na geladeira são bem mais delas do que suas…

bebida_de_mulher_sossolteiros Theatlantic

6. Farinha do mesmo saco

Os lúpulos utilizados na produção da cerveja são da mesma família de plantas da Cannabis sativa (a maconha), então, se você critica aquele cara fumando um baseado enquanto você toma uma cerveja, bem… Tá tudo em família, amigo.

cerveja_e_maconha_sossolteiros

 Thenug

7. Segura, Berenice

O primeiro acidente motivado por bebida e direção que se tem notícia ocorreu em 2.000 a.C. Conta-se que no Egito antigo, um cocheiro embriagado foi preso após atropelar uma donzela virgem da deusa Hator.

O culpado foi crucificado na porta da taverna que o vendeu a bebida, e seu corpo ficou lá até ser reduzido a ossos. E você aí, reclamando de uma multa.

primeiro_acidente_sossolteiros

– Homem sendo carregado depois de uma bebedeira.

Pinterest

8. Mais álcool? Sim, obrigado.

Durante as viagens britânicas para levar cerveja até a Índia, as bebidas acabavam estragando devido ao tempo no navio. Para resolver isso, os produtores de cerveja passaram a adicionar mais álcool e lúpulos à bebida, criando um novo tipo de cerveja, mais amarga e muito mais forte, chamada de India Pale Ale (IPA).

cerveja_estragar_IPA_sossolteiros

– Amigos não deixam amigos beberem cervejas ruins.

Etsystatic

9. Tem pra todo mundo!

Existem 400 tipos de cerveja ao redor do mundo, e a Bélgica é o país com mais marcas diferentes. Partiu Bélgica?

cerveja_mundo_sossolteiros

cult.is

10. Encha meu copo… POR FAVOR!

A cenosilicafobia é o medo incontrolável de ver um copo vazio… ou é uma boa desculpa para aquela garrafa a mais depois da saideira 😉

copo_vazio_sossolteiros

psypost

11. Cerveja para (nem) todos os bolsos

A La Vieille Bon Secours – cerveja mais cara do mundo – é tão cara, mas tão cara, que só é servida em um bar: o Bierdrome, em Londres. Quanto ela custa? Pasme: 1.000 dólares a garrafa!

cerveja_mais_cara_sossolteiros

 tarihiolaylar

12. A cerveja faz o futuro

A revolução agrícola só começou porque as pessoas precisavam achar um jeito de fazer mais cerveja. Isso levou a invenções como o arado, a polia e os sistemas de irrigação. Essa merece um brinde!

cerveja_futuro_sossolteiros

npr

13. Uma cerveja de babar (literalmente)

Garotas incas de 8-10 anos costumavam mascar milhos até que eles chegassem a uma consistência de polpa em suas bocas. Então elas cuspiam o conteúdo em vasos de água quente e deixavam decantar por várias semanas. O líquido viscoso e turvo era então filtrado. ECA!

cerveja_cuspe_sossolteiros

Discovery/youtube

14. Panela velha é que faz comida boa

A  cervejaria Bayerische Staatsbrauerei Weihenstephan foi fundada há mais de 9 séculos! A fábrica funciona perto de Munique desde 1040.

cerveja_sososlteiros

Beerlog

15. Cerveja é saúde!

A bebida contém praticamente todos os minerais que precisamos para sobreviver, e por isso era um dos pilares de muitas dietas durante a idade média europeia, quando a nutrição era precária. Eles bebiam cerveja para sobreviver!

E não eram só os adultos, as crianças também costumavam consumir a bebida como fonte de energia e nutrientes.

cerveja_e_saude_sossolteiros

Flickr

16. A faculdade é o bar

Segundo um estudo do New York Journal of Medicine, mulheres que bebiam moderadamente tinham suas funções cognitivas mais apuradas em relação às que não bebiam.

Além disso, foi constatado que o álcool eleva os níveis de HDL (o colesterol bom), o que auxilia na redução do risco de doenças cardíacas e na melhora das funções cognitivas. Bora pro bar?

cerveja_estudos_sossolteiros

UOL

17. A cerveja entra, a verdade pedra sai

Um estudo publicado no American Journal of Epidemiology apontou que o consumo de cerveja é inversamente proporcional ao risco da ocorrência de pedras no rim em homens de meia idade. Segundo os pesquisadores, cada garrafa de cerveja consumida por dia reduzia em aproximadamente 40% os riscos.

beer_sosslteiros

Bestherbalhealth

18. É osso!

De acordo com um estudo publicado pelo American Journal of Clinical Nutrition, a bebida protege a densidade mineral dos ossos por causa de seus altos níveis de silício. A substância ajuda no depósito de cálcio e outros minerais no tecido ósseo. Pode colocar na lista de compras: uma lata de cerveja para cada caixa de leite!

cerveja_ossos_sossolteiros
craftbrewingbusiness

19. Vou repetir: respeita as mina…

Fermentar cerveja era uma tarefa considerada extremamente nobre para as mulheres. No Peru antigo, as cervejarias eram lideradas por moças da elite, pois a mulher tinha que ser de família nobre ou extremamente bonita para fazer parte da produção. “Brewster” é o termo correto para mulheres que produzem cervejas.

mulherescerveja_sososlteiros

– Pelo amor à cerveja

Kickstarter

20. …Porque é tudo delas!

No Egito antigo, foi escrita uma lei que impedia homens de vender e produzir cervejas. Ainda bem que não proibia de beber.

mulheres_cerveja_sossolteiros

craftofthecrafts

21. Mamãe, eu quero!

No século XIX, mães alemãs que estavam amamentando costumavam tomar até 7 canecas de cerveja por dia, pois acreditavam que isso era necessário para alimentar seus filhos.

cerveja_bebês_sossolteiros
 deliriumshots

22. E beber era a lei

O rei babilônico Hamurabi decretou que cada pessoa tinha uma quantidade máxima de cerveja para beber por dia, dependendo de sua classe social. Ele dizia também que mulheres que servissem cervejas ruins deveriam ser afogadas!

cervejao_sososlteiros

Strivingforfreedom

23. Dois giga, né?

Embora a República Checa beba mais cerveja por pessoa do que qualquer outro país do mundo, quem bebe mais cerveja são os chineses (350 milhões de hectolitros nos últimos dois anos), e eles ainda detém o maior crescimento desse mercado. Em segundo lugar estão os EUA.

china_cerveja_sossolteiros

your friends house

24. Cerveja em casa, finalmente!

As primeiras latinhas de cerveja foram produziras em 1935, a partir daí, ninguém mais era obrigado a sair de casa para beber, e as cervejarias deveriam levar a bebida em casa!

cerveja_latinha_sossolteiros

 framepool

Imagem de capa: sutra

Via: 9gag



Destaques do Alô, Alô? Testando!

1.592
Clique no "joinha" para bombar este post!
0
0
0
Um estudante de Jornalismo meio maluco, geek, que tem mais brinquedos do que móveis no quarto, apaixonado por essa coisa insana chamada criatividade e fino apreciador de omelete de queijo com arroz e banana.
publicidade

Comente!

publicidade
publicidade
publicidade