publicidade

14 Funções “secretas” do Gmail que podem facilitar (e muito) a sua vida

Você sabia que é possível cancelar um e-mail já enviado?

Lucas De Vivo - Publicado: 13/07/2016 11:37 | Atualizado: 14/07/2016 18:16
388
Clique no "joinha" para bombar este post!
385
0
0
publicidade

Muitas pessoas lidam com centenas de mensagens em suas caixas de entrada todos os dias, por isso o Gmail, o maior serviço de e-mails que existe atualmente, é tão importante.

Mas mesmo com todas as facilidades do sistema, a gente sente falta de mais alguma coisinha para deixar tudo fácil, né? Sendo que na real, muitas vezes nem falta nada, é como diria Pitty: “eu estava aqui o tempo todo, só você não viu”.

where_sososlteiros

Para te mostrar que realmente há funções que existem mas “só você não viu”, separamos algumas dicas para você se dar melhor com os e-mails nossos de cada dia.

publicidade

***

1. Primeiro passo: Como acessar as configurações do Gmail

Em primeiro lugar, é importante saber como acessar a página de configurações de seu Gmail.

publicidade

Para isso é só clicar no ícone com a engrenagem, no canto superior direito da tela.

 

2. Como cancelar envio de e-mail (mesmo depois de ter enviado!)

Com essa função, o Gmail permite que você cancele o envio uma mensagem mesmo após clicar no botão enviar. Ótimo para quando a gente esquece aquele anexo, né?

Para habilitar é só acessar as configurações, e na aba “Geral” clicar em “Ativar o cancelamento de envio”.

Você pode escolher até quanto tempo tem para pensar antes de cancelar o e-mail (de 5 a 30 segundos).

 

3. Silenciar conversas

A galera resolve marcar um churras via e-mail, e agora você recebe uma chuva de mensagens de “não vou poder“, “eba, finalmente vamos nos encontrar“. Chateação, né? O Gmail permite que você silencie essas conversas para ler só mais tarde.

Para fazer isso, abra um dos e-mails do grupo, clique em “mais opções” e depois em “ignorar”.

 

4. Pré-visualizar e-mails

Uma função muito apreciada pelos usuários do Outlook é a de visualizar os e-mails antes de abri-los, mas agora você também pode fazer isso no Gmail!

Acesse as configurações, e clique em “Labs” e depois ative o “Painel de visualização”.

Após fazer isso, salve as alterações.

Agora, na tela principal da Caixa de Entrada, no canto superior direito, você poderá escolher aonde quer seu painel de pré-visualização!

gmail1_sossolteiros

 

5. Acessar mais de uma conta (sem precisar sair do seu login!)

Se você tem mais de um endereço de e-mail do Google, é possível acessar todos ao mesmo tempo sem sair do seu login, mas para acessar todas as contas simultaneamente, deve-se abrir abas diferentes. Ou na mesma página, só que uma conta de cada vez.

É só clicar na sua foto lá em cima, no canto superior direito, e selecionar qual deseja utilizar.

FatosDesconhecidos, http://www.fatosdesconhecidos.com.br/7-funcoes-que-voce-nao-sabia-que-existiam-no-gmail/FatosDesconhecidos

 

6. Sair de uma conta aberta em outro dispositivo (ótimo para descobrir se alguém está espionando)

Lembrou que deixou o e-mail aberto no PC do trabalho ou no celular de alguém? É muito fácil de resolver.

Desça sua caixa de entrada até encontrar a opção “Detalhes”. Ela é pequena, mas fica ali no canto inferior direito da tela.

Depois disso, uma janela vai abrir.

Então é só você clicar em “Sair de todas as outras sessões da Web”. Essa opção também é ótima para você ver se não houve nada suspeito ou algum acesso desconhecido às suas contas!

 

7. Verificar spam

Os temidos spams sempre enchem a nossa caixa de entrada com coisas que não queremos, mas você pode ativar um recurso no Gmail para evitar ser “bombardeado” por essas mensagens.

Para fazer isso, acesse as configurações e depois clique em “Labs”. Lá, ative o “Ícone de autenticação para remetentes verificados” e salve as alterações.

Agora, quando o e-mail recebido for de algum remetente confiável, que realmente existe, um ícone de chave aparecerá ao lado da mensagem, assim você não abre nada que não seja realmente seguro.

 

8. Criar uma resposta padrão

De vez em quando a gente precisa responder vários e-mails com a mesma mensagem, e isso pode dar um trabalhão. Para isso, você pode usar a função de “Resposta predeterminada” disponível no Gmail.

Não confunda com mensagem automática, aquela que usamos ao sair de férias, essa serve para responder de forma mecânica, ou seja, você deve dar o comando manualmente.

É só acessar as configurações, clicar em “Labs” e depois ativar a opção “Respostas predeterminadas”.

Após fazer isso, acesse uma das mensagens, escreva uma resposta e clique na setinha no canto inferior direito da caixa.

Clique em “Respostas PredeterminadasNova resposta predeterminada” e dê um nome para essa resposta.

Pronto! Agora para utilizar essa resposta em outros e-mails é só fazer a mesma coisa e selecionar a mensagem que você criou. Mas cá entre nós, muitas vezes é mais fácil usar o ctrl+c, ctrl+v.

 

9. Indicadores de nível pessoal

Por mais que você conheça as pessoas que enviam e-mails para você, é comum encontrar alguns endereços desconhecidos. Para lidar melhor com isso, você pode habilitar os “indicadores de mensagem pessoal”. Ele vai sinalizar quando um e-mail é pra você mesmo, ou pra toda a galeras da internet.

Para isso, acesse as configurações do Gmail e clique em “Exibir indicadores” na opção.

Assim, a mensagem exibirá uma seta (>) para mensagens que forem enviadas somente para seu endereço e uma dupla seta (>>) para aquelas que forem disparadas para uma lista.

 

10. Crie links rápidos para e-mails específicos

Às vezes não podemos ler os e-mails que recebemos naquele momento, mas podemos querer ler depois. No entanto, é muito comum perder aquelas mensagens específicas. O Gmail oferece uma função que pode ajudar com isso, e é super simples de ativar.

Acesse as configurações, clique em “Labs“e ative a opção “Links rápidos“.

Quando você fizer isso, aparecerá uma coluna do lado esquerdo da sua tela principal.

Para salvar o que está aberto na tela em um link é só clicar em “Adicionar link rápido“, na seta vermelha, e dar o nomear a mensagem. Então, quando for procurar o e-mail para ler mais tarde, é só clicar no link, que ficará alí embaixo também.

 

11. Altere o que você quer ver na barra lateral

A barra lateral do Gmail oferece um acesso rápido e simples a várias funções do sistema, mas nem sempre utilizamos todas.

Para dar uma limpada e deixar as coisas mais intuitivas e organizadas, você pode ir até as configurações, clicar em “marcadores” e selecionar o que você deseja ver ali em “Marcadores do sistema”.

É só clicar em “mostrar” ou “ocultar” em cada uma das opções.

 

12. Delete e-mails com o botão direito

Tem horas em que você quer deletar várias mensagens ao mesmo tempo, mas selecionar as caixinhas uma a uma pode ser trabalhoso e demorado.

O que muitos usuários não sabem é que você pode usar o botão direito do mouse para acessar algumas opções da mensagem, como arquivá-la ou deletá-la!

 

13. Habilite sua agenda na barra lateral do Gmail

Quem usa muito o Gmail no trabalho sabe que a agenda do serviço é algo bem útil para não ficar entupindo a mesa de papéis. A melhor parte é que ela pode aparecer logo ali, na sua caixa de entrada.

Para isso, é só acessar as configurações, clicar em “Labs” e depois ativar o “Gadget do Google Agenda“.

funcoes_secretas_gmail_google_agenda_sidebar_email_sossolteiros

Depois salve suas alterações, e toda a programação da sua agenda do Google estará em sua barra lateral.

funcoes_secretas_gmail_google_agenda_sidebar_2_email_sossolteiros

 

14. Bate-Papo do lado direito da tela

As mensagens do bate-papo do Google ficam sempre do lado esquerdo da caixa de entrada, junto com todas as outras funções do sistema, e isso pode ficar um pouco confuso e, com isso, pode até perder a mensagem do crush. Para resolver isso, existe uma maneira de você deixar o bate-papo separado, sozinho do lado direito da tela.

Acesse as configurações, depois “Labs” e ative o “Bate-Papo do lado direito“. Salve suas configurações e pronto!

funcoes_secretas_gmail_bate_papo_lado_direito_1_email_sossolteiros

Depois desses truques, você será o Jedi do Gmail!

Fonte(s): Make Use Of, BGR, Fatos Desconhecidos
Imagem de capa: DuploD


Destaques do Alô, Alô? Testando!

388
Clique no "joinha" para bombar este post!
385
0
0
Um estudante de Jornalismo meio maluco, geek, que tem mais brinquedos do que móveis no quarto, apaixonado por essa coisa insana chamada criatividade e fino apreciador de omelete de queijo com arroz e banana.
publicidade

Tá na rede!

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade