publicidade

10 Filmes de gângster que você precisa assistir, além de “O Poderoso Chefão”

Tramas incríveis que abordam a rotina de mafiosos – italianos ou não.

Anderson Neco - Publicado: 12/09/2014 12:05 | Atualizado: 12/09/2014 12:05
98
Clique no "joinha" para bombar este post!
0
0
0
publicidade

“O Poderoso Chefão” é um clássico, fato. Para muitos, é um dos filmes mais importantes da história do cinema contemporâneo. Lançado em 1972, o longa tem direção primorosa de Francis Ford Coppola e roteiro genial inspirado no romance best-seller de Mario Puzzo.

A obra-prima foi responsável pela inauguração de um gênero cinematográfico específico – e pra lá de rentável – em Hollywood: os filmes de gângster.

tumblr_mt3s1vd4iL1sa7d1io1_500

Tramas que abordam a rotina de mafiosos – italianos ou não – atraem a atenção de cinéfilos de diversos tipos e idades. Diretores de renome como Brian De Palma e Martin Scorsese marcaram épocas específicas de suas carreiras com a produção de longas deste gênero.

publicidade

Para homenagear essa temática tão especial vamos listar os 10 melhores filmes – segundo a nossa opinião – e não vale mencionar a trilogia “O Poderoso Chefão”. (A lista está em ordem cronológica)

publicidade

 

1. Scarface

[1983] Scarface

Pipocômetro:

vale pipoca turbo

Vale Pipoca Turbo: Porque é um clássico atemporal que vai ficar sempre em nossos corações.

Um dos filmes mais emblemáticos da carreira de Al Pacino, “Scarface” é unanimidade no gênero gângster. Dirigido por Brian De Palma, o longa mostra a trajetória meteórica do cubano Tony Montana, que chega em Miami disposto a tudo para se consolidar como o traficante mais barra pesada dos EUA. O longa mostra bem como era a capital da Flórida na década de 1980, infestada de cocaína e boates disco, gênero musical predominante na época. “Scarface” tem diversas cenas emblemáticas – como o “Say Hello To My Little Friend” dito por Montana enquanto dispara uma incessante metralhadora em seus rivais – e uma Michele Pfeiffer estonteante. Clássico.

 

2. Os Intocáveis

[1987] The Untouchables

Pipocômetro:

vale pipoca grande

Vale Pipoca Grande: Tem Brian De Palma sendo Brian De Palma

Outro clássico do gênero dirigido por Brian De Palma, “Os Intocáveis” conta com maestria a história de Al Capone, o mafioso que aterrorizou os EUA – especialmente Chicago – durante a Lei Seca, que proibia a venda de qualquer tipo de bebida alcoólica naquele País (vale uma reflexão sobre a criminalização das drogas). Robert De Niro dá vida ao gângster e relembra mais de uma década depois como é viver um mafioso de origem italiana (De Niro também interpretou o jovem Vito Corleone em “O Poderoso Chefão Pt. II”). “Os Intocáveis” é considerado por muitos um dos melhores filmes do gênero em todos os tempos. O elenco ainda conta com nomes de peso como Kevin Costner, Sean Connery e Andy Garcia.

 

3. Goodfellas – Os Bons Companheiros

[1990] Goodfellas

Pipocômetro:

vale pipoca turboVale Pipoca Turbo: Scorsese + DeNiro + Pesci = PERFEIÇÃO

Aqui começa a ode ao mestre Martin Scorsese. “Goodfellas – Os Bons Companheiros” marca a imersão de Marty neste universo (cinco anos depois, em 1995, o diretor lançaria “Cassino”, outro clássico do gênero). O longa mostra a vida de Henry Hill – vivido por um ainda jovem Ray Liotta, que acabou sendo estigmatizado por só se dar bem em filmes de gângster -, que, ainda garoto nas ruas do Brooklyn, em NY, começa a ter contato direto com Jimmy Conway (Robert De Niro!!!), um dos mafiosos mais respeitados da região. O longa mostra bem toda a estrutura da máfia ítalo-americana. De quebra, ainda tem a atuação maestral de Joe Pesci, que vive o linha dura e ao mesmo tempo hilário Tommy DeVito.

 

4. O Pagamento Final

[1993] Carlito’s Way

Pipocômetro:

vale pipoca media

Vale Pipoca Média: Brian De Palma se repete, mas ainda acerta

De novo Brian De Palma. De novo Al Pacino. O ano é 1993 e o filme é “O Pagamento Final”. O longa conta a história de Carlito, que, após ficar na prisão por um bom tempo, está de volta às ruas e quer andar na linha. Mas, claro, as coisas não são simples assim. Surge um último trabalho (sujo), encomenda de seu advogado – um irreconhecível Sean Penn -, que pode render uma boa grana para que Carlito possa, definitivamente, largar o crime e viver numa boa com sua bela namorada, Gail. Claro que as coisas não acontecem como o cara planeja e muita gente barra pesada atravessa seu caminho para atrapalhar os planos.

 

5. Os Suspeitos

[1995] The Usual Suspects

Pipocômetro:

vale pipoca mediaVale Pipoca Média: Filmaço. Roteiro incrível. Direção nem tanto

“Os Suspeitos” é um dos primeiros trabalhos de destaque do diretor Brian Singer – que posteriormente ficou famoso pela franquia de filmes “X-Men” e pela série “House”. Com um roteiro cheio de mistérios e uma atuação perfeita de Kevin Spacey (que, inclusive, lhe rendeu um Oscar), o longa fala sobre um massacre ocorrido num navio que resultou na morte de 27 pessoas. Cinco pessoas ligadas a uma máfia de contrabando de jóias são suspeitas do crime. Kayser Soze, mafioso húngaro que tem uma personalidade rodeada de lendas, é apontado por policiais como peça importante dos assassinatos. Mas, afinal, quem é Kayser Soze?

 

6. Donnie Brasco

[1997] Donnie Brasco

Pipocômetro:

vale pipoca media

Vale Pipoca Média: Al Pacino de novo. Sensação de “déjà vu”. Mas a fórmula é certeira

“Donnie Brasco” não tem o hype dos filmes citados até aqui. Seu diretor, Mike Newell, não tem trabalhos bons em seu currículo. Mas, não há dúvidas, é um bom filme gângster e merece estar na nossa lista. Um policial (Johnny Depp) precisa se infiltrar na máfia local para conseguir informações privilegiadas. Benjamin ‘Lefty’ Ruggiero (Al Pacino), um gângster das antigas, adota Donnie Brasco como seu pupilo e o ensina tudo sobre as ruas. O filme mostra o conflito do personagem vivido por Depp, que acaba se vendo envolvido emocionalmente com o mafioso.

 

7. Snatch: Porcos e Diamantes

[2000] Snatch

Pipocômetro:
vale pipoca turbo

Vale Pipoca Turbo: Violência, rapidez e humor no melhor estilo Guy Ritchie

“Snatch: Porcos e Diamantes” é um dos meus prediletos da lista. Dirigido pelo britânico Guy Ritchie, o longa tem ritmo alucinante e ótimas sacadas, marcas registradas dos trabalhos do cara. O roteiro fala de Franky Quatro Dedos, um ladrão de diamantes vivido por Benicio Del Toro, que vai fazer um “trabalho” em Londres. Antes de finalizar o serviço, porém, o cara dá uma passada numa luta ilegal de boxe que rola nos subúrbios da capital britânica. São diversas histórias que se entrelaçam e se complementam. Destaque para a ótima atuação de Brad Pitt com o cigano malucão Mickey O’Neil. Hilário.

 

8. Os Infiltrados

[2006] The Departed

Pipocômetro:

vale pipoca turboVale Pipoca Turbo: Mais experiente, Scorsese mantém a forma

Martin Scorsese ficou quase uma década distante de filmes com a temática “máfia” envolta, mas retornou em grande estilo. “Os Infiltrados” é considerado por muitos sua obra mais bem estruturada e relevante desde o clássico “Taxi Driver” (eu compartilho desta opinião). O longa traz atuação inspirada de Leonardo DiCaprio como Billy Costigan, um policial infiltrado na máfia irlandesa que domina Boston, nos EUA. A história é baseada em fatos reais. Enquanto isso, o chefão da organização, Frank Costello, vivido por Jack Nicholson, consegue colocar um de seus capangas, Colin Sulivan (Matt Damon), dentro da polícia. O roteiro surpreendente e a direção precisa te prendem do início ao fim. Filmaço.

 

9. O Gângster

[2007] American Gangster

Pipocômetro:

vale pipoca media

Vale Pipoca Média: Ridley Scott se aventura num terreno que não é o seu habitual

Até Ridley Scott (“Blade Runner”, “Thelma & Louise” e “Gladiador”) já se aventurou no gênero gângster. E se aventurou com classe, viu? “O Gângster” é um ótimo filme e traz ótimas atuações dos sempre regulares Denzel Washington e Russell Crowe. O longa conta a história real de Frank Lucas, traficante que ficou conhecido como Don Corleone Negro. Lucas foi o grande nome do tráfico de drogas em Nova York durante a década de 1970. Já Richie Roberts, detetive obstinado, faz de tudo para pegar o cara. Bom filme.

 

10. O Profeta

[2009] A Prophet

Pipocômetro:

 vale pipoca grandeVale Pipoca Grande: Filme de gângster europeu pra fugir da abordagem norte-americana.

Produção francesa, “O Profeta” foge um pouco dos esteriótipos de filmes de gângster convencionais. Malik, de origem árabe, é condenado a seis anos de prisão na França por um crime banal. Ao longo de seu período encarcerado, o rapaz – que ainda conservava alguma inocência – vai sendo contaminado pelo ambiente da prisão e acaba se tornando um grande criminoso. O longa aborda de maneira muito precisa a transformação da personalidade do personagem a partir dos traumas encarados durante o cárcere.

 

Tá faltando o seu preferido? Comenta ae!

 

 



Destaques do Alô, Alô? Testando!

98
Clique no "joinha" para bombar este post!
0
0
0
Jornalista apaixonado por música, futebol, cerveja e cinema - não necessariamente nessa ordem. Já escreveu sobre cultura, telecomunicações e até gado. Ao longo dos anos, o rapaz - que coleciona frustrações e vinis - só conseguiu ter certeza de uma coisa: "The Godfather" é o filme mais importante de todos os tempos.
publicidade

Comente!

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade